Estou gravida e agora?

Estou grávida e agora? Preocupações essenciais da Paty

Estou grávida e agora? Assim começou meu 2018… com um misto de surpresa e um turbilhão de novidades! Definitivamente esse vai ficar registrado como o ano da mudança na minha vida!

Começou o ano e já na primeira semana, recebemos a notícia de que mudaríamos de cidade e estado. Como já estava previsto saímos de férias para o Uruguai e decidimos que não pensaríamos sobre essa mudança e todas as suas implicações práticas nesse momento… até esse momento a vida seguia seu fluxo mais ou menos dentro do relativamente esperado.

Quando começou o mês de fevereiro, algumas pequenas mudanças estranhas no meu corpo acenderam aquela lâmpada de emergência que todos nós temos. E como não gosto de dúvidas, resolvi procurar minha médica e  fazer um exame de sangue – Beta HCG (existem testes de farmácia relativamente confiáveis hoje no mercado, mas eu confesso que optei por fazer o exame de sangue que é o definitivo nesses casos) e ao final daquele mesmo dia quando peguei o resultado na internet ,verifiquei que eu estava MUITO grávida.

Estou grávida e agora?

Confesso que gravidez , naquele momento, não estava nos meus planos. Era um momento aonde eu estava mudando para outra cidade, refazendo minha vida profissional e definitivamente não me passava pela cabeça ter um bebê longe dos amigos e da família.

Mas, nossos planos nem sempre são os planos de Deus e eu confio integralmente nos planos dele (mesmo quando o momento é muito diferente do que eu tinha planejado)e me acalmo com a certeza que ele sempre faz o melhor.

Diante de tudo isso eu precisava acalmar meu coração e começar a lidar de forma prática com aquele novo cenário… até porque eu queria ter um filho, só que não tinha planejado para aquele momento.

Aqui merece entrar uma passagem importante dessa história. Eu e meu marido já estávamos nos dividindo entre o Rio e São Paulo desde outubro do ano passado, ficando parte da semana em cidades diferentes e somente próximo ao final de semana a gente se encontrava. Então quando a dúvida surgiu e fiz o exame, ele estava em São Paulo e  eu no Rio e  eu não pretendia dar uma notícia como essa pra ele por telefone e sim pessoalmente no final de semnas… então todo esse turbilhão aconteceu comigo sozinha e eu não pretendia contar a ninguém antes de falar com o Fábio.

Mas nessas horas Deus manda uns anjos na vida da gegen e por acaso (essas coisas nunca são acaso!), eu tinha combinado um chopp (rs) com uma amiga querida (que já me acompanha em momentos bons e ruins da vida a alguns 20 anos) naquela mesma noite e ela chegou lá em casa quando eu tinha acabado de pegar o resultado na internet e estava amarela de nerviso! E aí não consegui não contar pra ela e foi ela que me ajudou a lidar com a parte prática da situação: marcar médico, marcar exame. Quase uma mãe cuidando de mim e tem sido assim durante toda a gravidez, aliás foi dela que ganhamos o primeiro presente: o famoso sapatinho vermelho para dar sorte!

João já ama muito essa tia querida! A ela todo nosso amor e gratidão!

Estou grávida, e agora?

Passo seguinte ao pegar o exame, ligar para médica e passar o número da contagem: 64.694,0 mUI/mL… Vale dizer que esse era outro motivo de susto, pois o número estava muito alto e indicava que não estávamos no inicio de uma gravidez… indicava que eu poderia estar acima da 7a semana… E estava. Naquele inicio de fevereiro eu já estava com 10 semanas. PATY TENSA!!!

Aliás essa coisa de contar semanas de gravidez é muito confuso, ate mesmo para uma grávida! Segue a tabelinha em meses, pra gente conseguir conversar sobre o assunto de forma compreensível para todo mundo… seja grávida ou não 🙂

Estou grávida, e agora?

Sobre o Beta HCG:

Em geral, os valores do hCG ficam da seguinte maneira ao longo das semanas de gravidez:

  • Mulheres não grávidas ou com menos de 3 semanas de gravidez: menor que 5 mIU/ml.
  • 3 semanas de gravidez: entre 5 e 50 mIU/ml.
  • 4 semanas de gravidez: entre 5 e 426 mIU/ml.
  • 5 semanas de gravidez: entre 18 e 7.340 mIU/ml.
  • 6 semanas de gravidez: entre 1.080 e 56.500 mIU/ml.
  • 7 a 8 semanas de gravidez: entre 7.650 e 229.000 mIU/ml.
  • 9 a 12 semanas de gravidez: entre 25.700 e 288.000 mIU/ml.
  • 13 a 16 semanas de gravidez: entre 13.300 e 254.000 mIU/ml.
  • 17 a 24 semanas de gravidez: entre 4.060 e 165.400 mIU/ml.
  • 25 a 40 semanas de gravidez: entre 3.640 e 117.000 mIU/ml.

As primeiras medidas a tomar ao desconfiar que estava grávida:

  • Exame de Sangue – Beta HCG –

Só ele é realmente efetivo para te dar a resposta sobre gravidez.

Passe no consultório da sua médica, pegue o pedido médico e escolha seu laboratório de confiança para realizar o exame. Normalmente no mesmo dia a noite, você já consegue ter acesso a esse resultado.

 

  • Resultado positivo na mão, agendar uma consulta com sua médica!

Essa é a hora onde vocês vão começar a cuidar da sua saúde e do bebê.

Ela provavelmente vai passar uma série de exames de sangue e uma ultra que é quem vai te dar o tempo de gravidez e como está o bebê.

 

Preocupações seguintes de uma Paty grávida

Bem, minha gravidez foi fora do padrão. Então eu não estava me preparando para engravidar e muito menos tomando ácido fólico, ou fazendo uma dieta equilibrada (lembrem-se que eu passei férias no Uruguai e fui a todas as vinícolas, comi todos os doces de leite DA VIDA, todas as carnes e etc…). Então minhas primeiras perguntas, depois do resultado dos exames de sangue, foram:

Como está o bebê?

Bebi bastante durante o primeiro trimestre (Eu não teria feito isso se soubesse!!!), comi sem nenhuma preocupação com a qualidade dos alimentos e não tomei as devidas vitaminas necessárias…. felizmente os exames indicavam que estava tudo bem. Apesar de tudo isso, o bebê estava vindo com saúde para alegrar nossas vidas.

Devo tomar algum remédio ou complemento? 

No meu caso a resposta foi sim. Eu comecei a tomar o ácido fólico (tardiamente, mas era a opção) e o ferro.

O que não posso comer? 

A única restrição que minha médica fez foi evitar os crus, principalmente o peixe cru.

E como eu pergunto absolutamente tudo e sou muito prática, perguntei a ela e se um dia durante a gravidez me desse uma super vontade de comer sashimis no japa, onde ir? A resposta dela foi: evite ao máximo, mas se um dia o desejo for muito forte, escolha um restaurante de excelência, que tenha muita rotatividade de clientes para garantir que o peixe seja sempre fresco,para evitar a possibilidade de peixe estragado ou alguma contaminação por mal manuseio.

O que devo evitar?

Nesse quesito minha médica fez algumas ressalvas. Pediu para evitar  os alimentos dietéticos, o adoçante, a coca cola e reduzir a quantidade de café para 2 xícaras por dia. Quanto aos doces, como meus exames estavam todos dentro do padrão, ela só pediu para moderar.

Quais remédios posso tomar?

Bem , cada médico tem uma postura quanto a isso então sugiro que você verifique com a sua.

Mas devemos ter em mente que o ideal é evitar os medicamentos para que o bebê não tenha contato com eles. Afinal tudo que você come e sente de alguma forma atinge ao bebe em formação.

Mas é claro que sempre vão existir as exceções, o que eu fazia era mandar mensagem para médica quando tinha qualquer dúvida.

Posso continuar usando cremes e remédios para pele?

Para responder isso, agendei uma consulta com minha dermatologista e infelizmente precisei suspender meus cremes e pilulas mantendo apenas o filtro, o hidratante e o tônico de limpeza. As demais fórmulas que eu usava para clarear a pele com ácido, no meu caso, foram proibidos.

Para uma apaixonada por vinhos, uma pergunta essencial foi: Quanto eu posso beber?

Sim, estando tudo bem comigo e com o bebê eu não abriria mão do meu vinho durante a gravidez.

Primeiro porque eu acho que o vinho faz bem a saúde, e segundo porque ele me faz feliz e me relaxa e se eu estou feliz, o bebê também estará feliz. Mas acima de tudo porque eu acredito que dentro de uma quantidade pequena, não faz mal ao  bebê (sempre pensei isso e sempre preguei isso com as amigas grávidas).

Vale dizer que isso é uma opinião minha, que a resposta a essa pergunta varia de médico pra médico e que essa é uma longa conversa.

Mas no meu caso, minha médica autorizou duas taças por semana depois do terceiro mês.

Vale lembrar que eu já descobri a gravidez com 10 semanas… ou seja já estava quase nessa fase.

Posso fazer luzes no cabelo?

Vale dizer que meu cabelo é loiro e que faço apenas algumas mechas e que não saem da raiz, normalmente são dois ou três dedos acima da raiz. Para esse caso, a resposta da minha médica foi para esperar até o quinto mês e ainda assim que eu deveria clarear respeitando os dois dedos pra cima da raiz.

Qualquer outro tratamento como escova progressiva, tintura ou similar, não deveriam ser feitos.

Posso fazer atividade física?

Se você já fazia a atividade, pode continuar fazendo. No meu caso que só fazia yoga, continuei com ela e a médica sugeriu acrescentar a caminhada.

Posso continuar viajando até quando? Nessa época eu pretendia ir a Ilha Grande, e foi bem no surto de febre amarela. Perguntei se poderia fazer essa viagem especificamente também.

Sobre continuar viajando, ela disse que tudo estando bem como estava, eu poderia continuar até a 34 semana, porém que eu precisaria de atestado médico a cada viagem após a 28 semana.

Quanto a Ilha Grande, como eu já havia tomado a vacina de febre amarela, sua única sugestão foi esperar até o final do 3o mês e usar MUITO repelente.  Alias ela me sugeriu usar um repelente específico pela sua durabilidade de 10 horas na pele e sua composição – Exposis Extreme virou meu perfume do dia a dia. 🙂

 

No mais era curtir esse momento, o crescimento da barriga, as diferentes fases e me preparar para esse momento mágico!

Vale dizer que todas as suas dúvidas devem ser tiradas com a sua médica e que essas orientações variam de médico pra médico.

Troquei de médico quando mudei de cidade e algumas orientações mudaram nesse momento. Sempre pergunte ao seu médico todas as dudúvid e sugiro que você siga as orientações dele ou caso contrário, que troque para algum médico que você confie e vá atender o que ele oriente. Afinal o médico que vai te acompanhar durante sua gravidez deve ser alguém que você tenha total segurança nele e nas suas orientações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *