L’Ulivo: A pequena notável de Copacabana

No último mês fomos conhecer a famosa trattoria de Copacabana: a L’ulivo. A casa italiana ganhou fama na cidade pela excelente cozinha e pelos seus preços justos, coisa rara nesse Rio de Janeiro de restaurantes com contas extorsivas.

L'ulivo Cucina e Vini

A pequena casa localizada na Miguel Lemos tem decoração moderna e colorida. Pelo salão,vários detalhes remetem as novas tratorias italianas com ambiente clean e detalhes cuidadosos.

L'ulivo Cucina e Vini

Falando nos detalhes, um quadro negro com parte do menu, uma estante com livros, garrafas de vinho e massas secas dividem espaço com um novo e importante item na decor:  O justíssimo prêmio Veja Comer e Beber 2017 – Restaurante Bom e Barato. 

L'ulivo Cucina e Vini

O lugar é comandado pelo chef italiano Renato Ialenti e sua esposa Márcia, que cuidam da casa de forma muito pessoal,  no melhor estilo restaurante tradicional do interior, aonde ele cozinha e ela cuida com carinho do salão. Talvez por isso, a casa tenha um clima super aconchegante e familiar.

O atendimento é muito simpático e o menu tem boas opções de entradas e pratos principais, massas artesanais,  além de uma boa carta de vinhos com preços corretos.

L'ulivo Cucina e Vini

Foto do site do Lulivo

 

O  menu do L’ulivo

Para começar pedimos duas entradas e ambas estavam deliciosas. O bolinho de arroz com ragu à bolonhesa e muçarela de búfala era ótimo, sequinho , crocante e com um queijo bemmm derretido por dentro… só de lembrar dá água na boca.

L'ulivo Cucina e Vini

A segunda entrada foi uma bruschetta que estava absurdamente perfeita. Bruschetta Modena de parma, figos, queijo mascarpon e balsâmico. .. uma combinação perfeita  entre texturas, sabores doce e salgado, do parma com o figo e os queijo que não dá para explicar.

Amei nossas entradas e fiquei com vontade de pedir todas as outras do cardápio. Tem uma tábua de antepastos por lá que fiquei de olho nela… garanto a vocês que na minha próxima visita vou passar a noite tomando vinho e degustando todas as entradas da casa.

L'ulivo Cucina e Vini

As massas do L’ulivo

Para prato principal foi difícil escolher entre as excelentes opções, mas optamos pelo fettuccine alla Norcina (massa artesanal com linguiça toscana, cogumelos, ervilhas e queijo pecorino), uma bela pedida que estava bem feita e saborosa.

L'ulivo Cucina e Vini

O segundo prato foi um papardele com ragu de cordeiro e ervas que também estava muito bom… Massa larga bem feita, molho saboroso, bom queijo, tudo na medida.

L'ulivo Cucina e Vini

Para sobremesa não resisti e pedi a Panacota de Frutas vermelhas, que estava leve, saborosa e tem uma consistência cremosa que eu amo muito!

L'ulivo Cucina e Vini

Resumo da noite

Tudo estava bom, a casa é uma graça e o atendimento é muito agradável.

As massas são bem feitas, os molhos são gostosos, as entradinhas idem, a carta de vinho tem boas opções e preço justo.

Nossa opinião depois do jantar foi que o prêmio de melhor restaurante bom e barato foi muitíssimo correto, pois ao final desse jantar com tudo que a gente tinha direito, nossa conta deu aproximadamente R$ 300,00. Definitivamente no Rio de Janeiro, um bom jantar italiano com um bom vinho a esse preço é muito difícil, salvo raras exceções que já devidamente mapeadas no nosso radar gastronômico.

Dica boa:  A casa tem um happy hour batizado de “apericena”, nesse horário tem entradinha de brinde para quem pedir bebida. Para uma taça de vinho, uma bruschetta. Mas para quem prefere a sangria, ganha o delicioso bolinho de risoto.. Já para a galera dos drinques como gim tônica, negroni e Aperol spritz ganha uma tábua de antipasti, mais bruschetta e bolinho. Acho que ir até Copa fazer um happy hour nessa casa italianissima é um excelente idéia.

O L’ulivo realmente merece o prêmio que acaba de ganhar, essa trattoria é a pequena notável de Copacabana e chegou trazendo boa comida italiana com preço justo pra Zona Sul.

L’ulivo – R. Miguel Lemos, 54 – L B – Copacabana

2 Comentários

  1. Cesar - 1 ano ago

    Gostei muito do lugar, dica maravilhosa!!

  2. Sonia Regina - 1 ano ago

    Fui e adorei.Essa paty entende do riscado.Valeu,Paty!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *