Restaurantes italianos em São Cristóvão

Os bons restaurantes italianos em São Cristóvão

São Cristóvão, aquele bairro velho conhecido pelos seus restaurantes portugueses e nordestinos, ganhou nos últimos tempos um outro tipo de cozinha: A italiana! Os bons restaurantes italianos em São Cristóvão andam dando muito o que falar e fazendo a felicidade dos seus clientes.

Nos últimos meses resolvi conhecer essas famosas cantinas italianas e trocar meu endereço de almoços com amigas, normalmente pela Zona Sul, pelo histórico bairro de Pedro II. Posso dizer que que foi uma excelente experiência. As cantinas da região não só oferecem uma boa gastronomia, como também ótimos preços.

Se você ainda não foi prestigiar esses endereços fora do roteiro comum, sugiro que o faça! Garanto que não vai ser arrepender.

 

Dois bons italianos em São Cristóvão

Casa do Sardo: Já havia lido boas criticas sobre a cantina italiana de São Cristóvão, porém sempre deixava o endereço da Zona Norte para outra oportunidade. Resolvi essa questão em em um dia de semana do mês de maio, quando finalmente tive o prazer de conhecer o lugar com um amiga.

Sempre gostei daquelas cantinas italianas de São Paulo e sentia falta de algo parecido no Rio, e garanto a vocês que a Casa Sardo não só matou minhas saudades dos endereços paulistanos como não deixou nada a desejar.

Restaurantes Italianos em São Cristóvão

Chegamos na casa em uma quinta feira por volta das 13h e estava lotada, com fila na porta. O lugar com toalhas quadriculas e decoração rústica típica de Trattoria, já é endereço certo dos clientes que trabalham na região e gostam de boa comida italiana.  A cantina é comandado por dois italianos da Sardenha e da Sicília e isso talvez explique a qualidade das receitas e a preocupação com os ingredientes usados em sua elaboração.  Mas apesar dos bons insumos usados, o endereço ficou famosa por oferecer uma excelente relação custo x beneficio, com pratos bem servidos a preços justos em um Rio de Janeiro de preços extorsivos.

Restaurantes Italianos em São Cristóvão

O lugar não deixa dúvidas que é um cantinona da Mamma!

Restaurantes Italianos em São Cristóvão

 

Ao sentar na nossa mesa, pouco tempo depois, pudemos olhar com cuidado os detalhes da decoração: bandeiras, muitos quadros com fotos, garrafas de vinho penduradas, alguns objetos antigos como uma máquina de datilografar e algumas indicações da Veja comer e Beber dos últimos anos para restaurante italiano, o que só confirmava nossa boa expectativas sobre o local.

Restaurantes Italianos em São Cristóvão

Toalhinhas quadriculadas… adoro!

Restaurantes Italianos em São Cristóvão
Olha a indicação da Veja Rio!

O cardápio com forte influência da culinária mediterrânea oferece ótimas opções de bruschettas,  massas, risotos, peixes e frutos do mar… várias opções chamaram a atenção e  não foi fácil escolher nossos pratos.

Para facilitar nossa vida e alegrar a tarde, começamos pedindo o vinho. Percebemos que a carta tem boas opções com bons preços, se você aprecia vinho aqui é um bom lugar para pedir uma garrafa para acompanhar sua bela pasta!

Em seguida, pedimos nossas entradas: bruschetta de berinjela e outra de funghi e uma linguiça assada com cebola roxa, ambas estavam ótimas e pelo bom início do nosso percurso, percebemos que sairíamos bem felizes desse almoço.

Restaurantes Italianos em São Cristóvão
Bruschetta Funghi e Berinjela

Depois de tantas entradinhas, optamos por dividir um prato (o que foi uma excelente opção já que também iriamos comer sobremesas) e escolhemos a sugestão do Chef: um delicioso linguine envolvido no camarão com casca que estava delicioso! E que mesmo dividido atendeu muito bem a duas mulheres que haviam comido entrada.

Restaurantes Italianos em São Cristóvão
Linguine envolvido no camarão com a casca

Depois do prato super gostoso, fomos escolher as sobremesas e vou avisando que essa tarefa não foi nada fácil!

No cardápio panna cotta, torta de maçã com gelato alla crema, tiramissú e um cannoli siciliano disputaram nossa atenção mas acabamos escolhendo o que achamos que seria mais italiano por aqui: O tiramissu e o cannoli.

O Tiramisú da Casa do Sardo é sensacional! Levíssimo, saboroso com aquele mascarpone fresquinho,  ousaria dizer que está entre os melhores que já provei no RJ… O cannoli também delicioso, a massa muito leve e gostosa e o recheio perfeito!

Restaurantes Italianos em São Cristóvão
Quando a foto do Tiramissú sai com ele já comido é porque era tão incrível que não dava pra esperar… 🙂

Restaurantes Italianos em São Cristóvão

Dicas da Paty: o lugar abriu uma confeitaria italiana bem próximo ao endereço do restaurante,  lá você pode levar pra casa várias das delícias doces e salgadas que são vendidas no restaurante.

A Casa do Sardo faz entrega na região da Tijuca, Maracanã e proximidades… se você mora nessa região e a preguiça for grande, não perca a chance de provar essa autentica comida italiana em casa.

A casa tem um bom cardápio de pizzas, pode ser uma boa opção para noite ou para pedir em casa.

Casa do Sardo:

Rua São Cristóvão, 405 – São Cristóvão, Rio de Janeiro

 

Trattoria del Campo: Poucos meses depois de conhecer o primeiro italiano, fomos visitar o segundo. A trattoria também segue o estilo de cantina com as toalhas quadriculadas, mas tem uma pegada um pouco diferente, um pouco mais sofisticada.  A casa é de um ex- maitre que já foi do Quadrifoglio e do Gero, dois restaurantes  italianos famosos do Rio, isso se reflete na cozinha do lugar com receitas mais elaboradas com elementos da alta gastronomia e preços também um pouco mais caros que a vizinha.

O lugar tem salão aconchegante e decoração clean, com aquelas toalhinhas que a gente gosta e um grande painel da Piazza del Campo em Siena, atendimento atencioso e um cardápio de dar água na boca.

Restaurantes Italianos em São Cristóvão

 

 

Restaurantes Italianos em São Cristóvão

Começamos a namorar o cardápio e logo de início já gostamos, pois descobrimos que os pães são feitos na casa.. Em seguida, começamos a escolher nossa entrada e como não podia deixar de ser, pedimos a deliciosa polenta ao ragu de linguiça.. boa opção: cremosa e bem feita.

Restaurantes Italianos em São Cristóvão: Trattoria del Campo

 

Depois fomos olhar os pratos principais e ficamos bem em dúvida afinal a casa tem boas opções e todas dão água na boca. Dentre elas: Ossobuco, o clássico carbonara, gnhocci, massas recheadas com molho de queijo, alguns bons clássicos da boa gastronomia italiana podem ser encontrados no cardápio da casa.

Nossa escolha foram: Gnnochi sem batata com ricota e espinafre – que estava divino, leve e saboroso, aquele tipo de massa que você come e rapidamente esquece dela..

Restaurantes Italianos em São Cristóvão: Trattoria del Campo

 

E a segunda foi a massa da casa com recheio de vitelo e conduta de parmesão com redução de vinho que estava DIVINA!

Restaurantes Italianos em São Cristóvão

 

Para sobremesa, muitas opções saborosas, mas acabamos ficando com o Mil Folhas com calda de frutas vermelhas. A massa estava crocante, o recheio bem cremoso e doce na medida… um bom mil folhas.

Restaurantes Italianos em São Cristóvão

A casa tem excelentes opções de pratos italianos, preços razoáveis, bom serviço e boas entradas e sobremesas.

Dica da Paty:  No horário de almoço, durante a semana, a casa oferece um Menu Executivo com entrada, prato principal e sobremesa por R$ 39,00. Uma ótima opção para quem trabalha por perto.

Trattoria del Campo

Rua Fonseca Teles 29,São Cristovão – São Cristóvão

 

 

Resumo da ópera: São Cristóvão se transformou em uma  boa opção para gastronomia italiana. Boas cantinas com bons pratos e excelente custo x benefício podem ser encontrados por aqui.

Vale a pena mudar o tradicional roteiro gastronômico e vir passear nas terras de Dom Pedro e comer uma excelente massa.

Apesar de ter visitado esses restaurantes a bastante tempo, não fiz post antes pois como eles já estão ali a algum tempo, achei que eu os tivesse conhecido tardiamente. Mas em conversa com alguns amigos, percebi que a região e seus italianos ainda  são desconhecidos para várias pessoas, o que é uma pena.

Por isso volto a dizer, almoçar em um dos italianos em São Cristóvão é uma excelente opção.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *