Vila Saint Gallen

Vila Saint Gallen: Mais um bom motivo para subir a Serra

Uma das delicias de morar no Rio de Janeiro é ter várias opções de bons lugares seja no mar ou na montanha, a menos de duas horas de distância. Eu uso essa facilidade sempre que posso e um dos programas que adoro fazer essa época do ano é subir a serra, e nesse final de semana nosso destino foi Terê e a Vila Saint Gallen.

Subindo a Serra: Terê

Terê é uma delicia de cidade localizada a 90 km do Rio, a 900 metros de altura, e rodeada das montanhas do Parque Nacional da Serra dos Órgãos e do Parque estadual dos Três Picos. Um super programa cheio de verde, ar puro, boas pousadas e restaurantes.

A melhor opção é passar o final de semana (ou alguns dias) descansando e se reenergizando nessa região, mas algumas vezes (por n razões) não dá pra fazer isso e nesse caso acho que uma ótima opção é subir a serra ainda que seja só para almoçar.

Sim, porque não? Afinal a cidade está a uma hora e meia de distância do Rio e vale muito a pena dar um pulinho por lá para respirar novos ares, almoçar em um lugar bacana e voltar pra casa. Acho super válido fazer um programa bacana desses e de vez em quado uso essa opção de almoço bate e volta.

Se você gostou da ideia e topou  ir a Terê, é claro que o passeio tem que incluir aquela paradinha estratégica na estrada no mirante do Soberbo. É lá que a gente tira aquela clássica foto do famoso Dedo de Deus, a montanha da Serra do Mar que mais parece um dedo apontando para o céu e, por isso, tem esse nome.

Vila Saint Gallen: Vista Dedo de Deus

A cervejaria de Terê: Villa Saint Gallen

Dentre as boas opções de restaurante da cidade, sugiro a Villa Saint Gallen que é mais que um restaurante ou uma cervejaria, e sim um programa bacana em uma vila estilo alemã cheia de charme e de boas cervejas.

Vila Saint Gallen: Cervejaria Theresópolis

Foto site Vila Saint Gallen

A Vila St Gallen é um espaço temático da Cervejaria Therezópolis inspirado em uma vila germânica e diferente da cervejaria Bohemia em Petrópolis, aqui não é a fábrica deles e sim um lindo espaço para os amantes de cerveja e de boa comida. No lugar até existe uma mini cervejaria, para novas criações do mestre cervejeiro, e nesse lugar bacana também  acontece a visita  guiada com harmonização, que é um super programa para quem gosta de boa cerveja e suas combinações.

Vila Saint Gallen: Cervejaria Theresópolis

 

A Vila Saint Gallen e seus espaços

Mas vamos por parte, vamos contar um pouco do lugar. A St Gallen é um espaço com uma estrutura enorme com oito ambientes e que contempla vários restaurantes, uma vilinha alemã cheia de charme com jardins, mesinhas espalhadas, uma capelinha, um Café com boas opções de chocolates e sorvetes, uma loja de souvenirs com lembranças da Cervejaria Saint Gallen e uma Delicatessen.

Quando a gente atravessa o grande galpão de tijolinhos, na parte dos fundos, a gente se depara com um jardim cheio de mesinhas aonde também são servidas as refeições e com um lugar fofo que remete a uma cidadezinha alemã.

Vila Saint Gallen: Cervejaria Theresópolis

A Capela da linda Vila estilo Alemã. Corrigindo, alemã não, suíça já que o nome é inspirado em uma cidade de lá.

Impossível não se encantar com esse lugar tão lindinho cheio de detalhes. Reparou nas lavandas que coisa fofa?

Os Restaurantes da Vila

Quanto aos restaurantes, por ali tem o chamado Parrilla 1912, que é um restaurante super sofisticado, com lindos vitrais e um estilo bistrô parisiense que serve  bons cortes uruguaios.

Vila Saint Gallen: Cervejaria Theresópolis

Vila Saint Gallen: Cervejaria Theresópolis

A Abadia, que foi inspirada no refeitório do Mosteiro de St Gallen na Suiça, e que cujos monges beneditinos dali tiveram um destaque na história cervejeira como um dos mosteiros mais antigos da produção de cerveja. Nesse lugar super acolhedor são servidos deliciosos fondues de carne, queijo e chocolate nas noites frias de inverno da Serra.

Vila Saint Gallen: Cervejaria Theresópolis

 

E o restaurante principal, que é um lindo galpão todo de tijolinhos, que remete aquela cara de fábrica, que serve uma deliciosa comida alemã. Nesse lugar super bacana, você pode ver através do vidro o espaço cervejeiro aonde são produzidos alguns chopes especiais da Therezópolis, bem como os chopes sazonais e limitados produzidos a cada estação do ano, todos obviamente puro malte como deve ser.

Vila Saint Gallen: Cervejaria Theresópolis

Bier Tour: O Tour cervejeiro

Nessa mini cervejaria também acontece o Bier Tour, que é um tour  com visita guiada e degustação de cervejas. Durante a visita o sommelier explica a produção de cerveja e é realizada a degustação de 5 rótulos harmonizados com petiscos e no final você ainda leva uma taça exclusiva que não está a venda na lojinha.

Durante a explicação você vai ser lembrado que cerveja boa é aquela que só leva cevada, levedura, lúpulo e água e que muitas das cervejas que a gente bebe levam até milho!!! ou seja não é cerveja né?! Mas fique tranquilo, por aqui só cerveja de verdade, como manda a Lei da Pureza Alemã.

Vila Saint Gallen: Cervejaria Theresópolis

O preço desse tour é R$ 70,00 (por pessoa) e ele acontece as sextas, sábados e domingos em alguns horários na pate da tarde, vale dizer que ele é concorrido, por isso sugiro fortemente que você reserve antes.

Nesse espaço também acontece no último sábado do mês um curso de cerveja artesanal. Nesse curso você aprende as etapas do processo de produção, tem direito a almoço harmonizado, degustações, apostila e certificado. Se você é um apreciador de cerveja, vale entrar no site e reservar uma vaga.

Nosso almoço na Vila Saint Gallen

Bem, nossa escolha nessa última visita foi o restaurante alemão, mas optamos em ficar no jardim aproveitando o visual do Biergarten e sua linda vila germânica.

Os cardápios da casa são bem sugestivos, um deles é um grande chopp e o outro um porco, remetendo bem aos itens servidos por aqui.

Vila Saint Gallen

Para começar pedimos os croquetes, que certamente foi um dos melhores que eu já comi. Sequinho e crocante, super macio e bem recheado por dentro, deu vontade de comer várias porções.

 

Vila Saint Gallen

Depois pedimos uma porção de deliciosas salsichas alemãs (quatro tipos diferentes) super gostosas que vieram acompanhadas da salada de batata deles e do chucrute, que também estavam bem gostosos. O único defeito era a pouca quantidade de salada de batata… mas melhor assim senão a gente não almoçava. Pedimos, a parte, uma maionese de alho super gostosa que combinou muito bem com as salsichas.

No cardápio de bebidas, várias opções de cervejas e chopp que fazem a felicidade de qualquer cervejeiro.

Escolhemos duas cervejas: Tripel (belga com forte teor alcoólico) e Copper (uma APA bem refrescante). Que fique claro aqui que não escolhi nada, pois não sou boa cervejeira e nesse dia eu ainda era a motorista da rodada ou seja coca light pra pobre da Paty! 🙁

Vila Saint Gallen

Para prato principal, pedimos um delicioso Eisben (joelho de porco) acompanhado da salada de batata (apaixonada por salada de batata!!) que estava delicioso. Suculento, crocante, sequinho e bem temperado, pra quem gosta dessa iguaria estava um verdadeiro manjar.

Vila Saint Gallen

 Depois de toda essa comilança não precisava de sobremesa, e quem disse que tem que precisar!!
Obvio que a formiga aqui escolheu uma das sobremesas da casa e vale dizer que várias delas me deixaram com água na boca. Escolhi a rabanada com sorvete que estava boa, mas não estava de comer rezando não… Da próxima vez meu pedido vai ser a taça de nutella, fiquei aguada pensando naquela sobremesa.
Vila Saint Gallen

 Resumo da ópera: nosso almoço foi maravilhoso e valeu muito a pena subir a serra só para almoçar e passear na feirinha. O lugar é uma graça, o atendimento é super atencioso e é um bom lugar para passear com amigos e família.

Um super programa subir a serra para conhecer um pouco mais sobre as cervejas e comer bem naqueles restaurantes, fiquei com muita vontade de voltar para comer fondue na Abadia… mas já está na lista para próxima visita a minha querida Terê.
Não perca esse programa!
Tour cervejeiro – Reservas

Às sextas feiras:  15h | 19h30/ Aos sábados: 13h | 15h | 17h30 | 19h30/ Aos domingos: 12h30 | 14h30

 

Vila St Gallen
Rua Augusto do Amaral Peixoto, 166, Teresópolis – RJ
(21) 2642-1575

9 Comentários

  1. Thais - 1 ano ago

    OLa.
    Nossaaaaa, que lugar mais lindo!!! Parce a Alemanha. Quero muito subir essa serra!!!
    Valeu pelas dicas.
    abraços
    Thais

    • Paty - 1 ano ago

      Parece mesmo né? Uma graça.
      Bjs

  2. Angela Castanhel - 1 ano ago

    Sou apaixonada pela cultura alemã, adorei os lugares que indicasse. As comidas parecem uma delicia e as vilas são bem românticas, muito show. Parabéns Paty, ótimo post.

    • Paty - 1 ano ago

      Obrigada Ângela, o lugar é uma graça e a comida deliciosa. Bjs

  3. Viviane Carneiro - 1 ano ago

    Que lugar mais lindo e charmoso! E as comidinhas parecem ser deliciosas… adorei! Já quero conhecer. Bjs

    • Paty - 1 ano ago

      São uma delícia mesmo, vale conferir. 🙂

  4. angela sant anna - 1 ano ago

    olha so nunca tinha ouvido falar dessa cidade que coisinha mais fofa!! amo esse estilo das casinhas enxaimel (mesmo que sejam so pra decoração ne, ninguem mais constroi assim ahuahe)…e mais ainda por ter cerveeeja aheuaheuah

  5. Rafaella - 12 meses ago

    Adoro esse lugar, ultima vez que estive em Teresópolis fui conhecer, adorei!!! Comida deliciosa, lugar sensacional. Adorei tudo.

    • Paty - 12 meses ago

      Eu amei conhecer esse lugar tbm. Um lugarzinho gracinha e uma comida super boa!
      😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *