X
    Categories: BrasilGastronomiaRestaurantes

Taypá: Um dos melhores restaurantes peruanos do Brasil

Finalmente no último mês conheci o famoso Taypá: um dos melhores restaurantes peruanos do Brasil em Brasília.

O Estrelado restaurante que já foi eleito o melhor peruano do Brasil em 2011 pelo Governo do Peru, o Melhor restaurante de Brasilia pela Veja Comer e Beber em 2013 e também no mesmo ano foi eleito um dos cinco melhores peruanos do mundo, faz por merecer toda essa fama.

O Taypá está localizado no Lago Sul, tem decoração bacana, rústica com bom gosto, iluminação diferenciada e uma Adega Linda na entrada da casa.

Outra coisa que chama atenção são os cardápios, sim são vários. O Taypá: um dos melhores restaurantes peruanos do Brasil não recebeu esse título à toa. Ele tem três grandes cardápios: o menu, um cardápio que atende sua extensa carta de vinhos e um terceiro para drinks.

Minha primeira sugestão é: não deixe de experimentar nada. A carta de drinks tem excelentes opções e a de vinhos também.

Vamos começar falando sobre o Chef desse restaurante, o peruano Marcos Espinoza já é queridinho faz tempo nas bandas do Rio de Janeiro, afinal é ele o responsável pelo maravilhoso Lima Restobar (melhor peruano do Rio na opinião da Paty) e outras duas casas na cidade.

Quando descobri isso, entendi o porquê do Taypá ser tão bom, afinal o Lima é uma casa super estilosa, tem um cardápio delicioso e drinks  apaixonantes, está no DNA desse Chef o cuidado com todos os detalhes de seus restaurantes.

Uma das explicações para toda essa perfeição, além do olhar cuidadoso dele, é a preocupação com a qualidade da comida servida e para isso ele faz questão de empregar nas suas cozinhas muitos peruanos (o que ajuda a garantir a fidelidade aos pratos) e também importar muitos dos seus ingredientes, pois segundo ele alguns desses são insubstituíveis na culinária peruana.

Dito tudo isso, vamos falar sobre as delícias que experimentamos na casa.

O cardápio tem pratos tradicionais e perfeitos, porém também tem muita ousadia em pratos contemporâneos e muito equilibrados.

Os Drinks do Taypá: Um dos melhores restaurantes peruanos do Brasil

Começamos por um lindo drink da casa: o Criollo (pisco de baunilha, canela e suco de lichia). Delicioso, levinho, aquele tipo de drink que você bebe vários e nem percebe.

As entradinhas do Taypá

Em seguida, fomos para as entradas e posso garantir que foi difícil decidir entre tantas opções tão atrativas, o cardápio deles faz você entender porque o Taypá é tão famoso.

Decidimos pelo maravilhoso Trio de Ceviches e pelas Yuquitas.

Uma croqueta linda de mandioca com queijo roquefort, camarão, limão e pimenta estava espetacular. Equilibrado nos sabores, explodia na boca, deu vontade de pedir mais uma porção de tão bom que estava.

Do trio de Ceviches não poderíamos esperar nada além de perfeição, sabor e criatividade. Posso garantir que foi um dos melhores ceviches que eu comi na vida, inclusive comparando com aqueles que comi no Peru.

Fizemos a seguinte escolha para o trio: Ceviche que arde (Atum com leite de tigre de pimentas, abacate e batata doce), para quem gosta de pimenta estava perfeito, o Nikkey (Salmão fresco, teriaky, molho de ostras, leite de coco, abacate e leite de tigre) chegava a ser aveludado de tão cremoso e perfeito. O terceiro foi o Clássico com robalo, leite de tigre e  milho peruano (que eu amo);  estava perfeito!

O Prato Principal

Escolher o prato principal com tantos pratos deliciosos foi uma árdua missão, mas como estávamos em um mesa grande pudemos escolher vários e compartilhar as opções da casa.

Pedimos o Lomo Saltado tradicional e delicioso, mas que não foi estrela perto dos demais.

As grandes estrelas foram:

Puerquito e Plátano – Costela de porco com molho apimentado de tamarindo, servido com purê de banana e laranja, e tempura de quiabo. Com uma pururuca sensacional…

E o incrível : Pescado al azafrán, uma das estrelas da casa – Peixe grelhado em molho de rocoto, camarões e açafrão servido com croquetes de mandiocas recheadas de queijo gruyere.  Esse prato não foi o meu e até agora quando lembro dele me dá água na boca de tão perfeito que ele estava.

Infelizmente no dia esqueci de pedir o famoso Lomaso (Filet em molho de reduçao de vinho e chimichurri e funghí cremoso, acompanha nhoquis de mandioca), que alguns amigos me contaram ser delicioso. Já  vai ser a minha pedida na próxima ida ao Taypá.

Bem, e como para o melhor não há limites, já que tudo na casa era perfeito resolvemos provar a sobremesa e o que posso dizer é que foi a cereja do bolo desse banquete.

A sobremesa

A minha escolha foi o Crocante de Banana: era uma banana envolta em uma massa muito fininha e crocante, com uma calda de avelã sensacional e  uma farofa crocante de chocolate acompanhada de sorvete de creme. Leve, doce na medida, apaixonante. Foi tão perfeito que não quis nem tirar o gosto dela com o café.

Definitivamente o Taypá merece cada um dos prêmios que recebe. Se você gosta de peruano, não deixe de experimentar esse oásis de boa comida e criatividade, aonde se come rezando.

Lá vai a Paty sempre que for a Brasilia no Taypá: Um dos melhores restaurantes peruanos do Brasil

Taypá – Sabores del Peru – QI 17, conjunto F, loja 208, Edifício Fashion Park, Lago Sul, fone: 3248-0403

Paty :