Azur: O Quiosque Restaurante da Orla
Azur, o quiosque gourmet da orla, vem resolver um problema que há tempos me incomodava no Rio de Janeiro. Porque em uma cidade com uma orla tão linda, comer a beira mar é sempre uma tarefa árdua na Zona Sul? Era, porque agora temos um ” restaurante na praia” no Posto 11 do Leblon.
Adoro comer bem e amo o barulho do mar e sempre me incomodou que não houvesse na Zona Sul do Rio quiosques de praia com boa comida e estrutura ou um bom restaurante pé na areia, por essa razão sempre preferi as praias da Barra e Recreio ou Niterói.
Azur e seu Chef
No inicio do ano essa questão foi definitivamente bem resolvida pelo Badalado Chef Pedro Artagão.
O chef empreendor e reluzente de 36 anos, que é responsável por três casas de sucesso na cidade: o premiado Irajá Bistrô, o Formidable Bistrô e o cozinha do Artagão, abriu o Azur, um quiosque praiano com cara e comida de bom restaurante e como ele mesmo definiu “um restaurante de praia”.
Na verdade são dois quiosques ligados , um para comidas e outro para drinks, ambos com decoração bacana, mesas e umbrelones azuis e brancos, todas as mesas com vista para praia, bom serviço, boa comida e bons drinks. Aliás a carta deles é uma tentação, uma excelente pedida para o pós-praia, sentar por ali e ver o por do sol tomando uma caipifruta, um aperol spritz ou uma das jarras com deliciosos drinks da casa é um excelente programa para esse outono no Rio de Janeiro. Já está definido que essa vai ser minha próxima pedida quando eu voltar por lá.
O cenário foi escolhido a dedo, em plena orla do Leblon, de frente para os Dois Irmãos com aquela brisa deliciosa no rosto e aquele leve vai e vem das pessoas de bem com a vida no calçadão.
Azur e sua gastronomia
Apesar do ritmo praiano do quiosque, o chef levou sua gastronomia para praia e mesclou seus pratos clássicos com os petiscos de beira de praia, você escolhe qual sua vibe por ali ou os excelentes comidinhas ou as deliciosas refeições. Para petiscar a lista é grande e inclui não só as opções beira mar, como também opções de restaurante bacana, qualquer que seja sua opção será boa: risole, caldinho de frutos do mar, empada de camarão, vinagrete de polvo e ceviche, empadinha de cavaca, Gurjão de peixe, lulas… tudo gostoso e bem feito.
Nossas escolhas foram os tradicionais Calamari crocante (sequinho e delicioso), o Gurjão de peixe (fresco e saboroso) e o camarão a bulhão pato que estava ma-ra-vi-lho-so. Para acompanhar essa delicia na tarde de inverno ensolarada escolhemos uma original gelada, que desceu super redonda.
Como resistir a esse camarão?
Azur: um almoço, um programa ou um pós-praia?
O Azur é um belo programa, aquela deliciosa possibilidade de fazer um almoço bacana olhando para o mar e os dois irmãos e ainda assistir o por do sol. Aquela história de quem quer almoçar na praia, ainda que sentar na areia e mergulhar no mar não faça parte do programa.
Nossa visita nessa primeira vez só incluiu petiscos, mas na próxima certamente vai incluir um bom almoço, um bom drink e aquele por do sol abençoado de brinde.
O Chef Pedro Artagão definitivamente trouxe um novo conceito de almoço a beira mar para o Rio de Janeiro. Vida longa para o Azur!
Se você ainda não foi conhecer essa novidade do Leblon, está perdendo…
Azur
Avenida Delfim Moreira, s/nº, Posto 11, Leblon, Rio de Janeiro.
Diariamente, 12h/23h.