Bistrô do MAC : Boa comida com uma Linda vista.
Bistrô do Mac em Niterói é um daqueles lugares que todo mundo tem vontade de conhecer.
Primeiro porque o Mac é uma imponente obra do Niemeyer debruçada na Baía de Guanabara com a espetacular vista do Rio de Janeiro.
Segundo porque esse, que é um dos cartões postais de Niterói, destina-se a obras de arte contemporânea da década de 50 até os dias de hoje e constitui o segundo maior acervo deste tipo de arte no Brasil.
O Museu : A Obra de Niemeyer
O Mac foi construído sobre o Mirante da Boa Viagem na orla de Niterói, que por sinal é um dos pedaços mais bacanas dessa cidade tão linda, e tem uma fachada futurista que possibilita que você admire a vista seja pelo lado de fora, seja pelas janelas na parte interna do grande prato de concreto.
Não bastasse todos esses motivos, um motivo adicional para conhecer o Bistrô do Mac é a excelente comida servida por lá, que vem com a vista de brinde.
Bom, como vocês estão cansados de saber, sou uma apaixonada por Niterói.
Acho a cidade super bonita, aconchegante e amo diversos restaurantes e pontos turísticos de lá (na próxima semana vai ter post sobre Niterói). Morei em Charitas por algum tempo o que fez meu amor por essa cidade só aumentar.
Atravessar a Baía de Guanabara no final de tarde de verão no catamarã e assistir ao por do sol na praia de Charitas é uma cena que a gente nunca esquece.
Pois bem, mas o post é sobre o Bistrô do Mac e vamos voltar a ele.
Apesar de toda essa relação que tenho com Niterói, tinha a grande frustração de ainda não conhecer o Mac e nem o seu Bistrô e na semana passada fui resolver esse problema com uma amiga que é papa goiaba de verdade e apaixonada (com toda razão) pela sua cidade.
O Restaurante: Bistrô do Mac
O Bistrô do Mac está localizado no Subsolo do Museu e embora isso possa parecer ruim em um primeiro momento, não é, pois as janelas daquela nave permitem você almoçar assistindo a Baía, o pão de açúcar e toda beleza da região. O lugar tem decoração moderna, bem com cara de bistrôzinho e um serviço cuidadoso. Outra coisa interessante é que o lugar não só é restaurante mas também cafeteria e aos domingos serve um bom café da manhã.
Nossa visita foi na ensolarada sexta feira passada e chegamos tão empolgados que fomos direto pedir uma Stelinha gelada (a casa tem algumas boas opções de cerveja: stella, Paullaner, bohemia, Theresópolis) e uma porção de pastel de queijo sequinha e dourada que já deixou a gente feliz.
O cardápio de comida internacional tem pratos para todos os gostos e bolsos. Passando por risotos, frutos do mar, massas, moqueca, frango, peixes e até mesmo uma feijoadinha dependendo do dia da semana.
Embora eu tenha escutado falar super bem do Escalope ao molho dijon com batata gratinada (um prato que eu amo), o dia quente e as opções com frutos do mar nos levaram para esse lado.
Nossa escolha foi um delicioso camarão com abacaxi e arroz de açafrão e o Risoto negro com frutos do Mar.
Como não podia deixar ser fomos olhar os vinhos da casa. A carta é boa, eles tem uma quantidade e qualidade interessante de rótulos e preços razoáveis que atende diferentes bolsos.
Para harmonizar com os pratos de frutos do mar nessa tarde de outono quente, escolhemos um vinho que curto muito: Alamos Malbec rosé (sou fã de Malbec, melhor dizendo sou fã de vinho “de menino”) e amo vinho rosé acho que eles são felizes , alegres e festivos.
Apesar de rosé, ele tem expressão, é marcante, mas ao mesmo tempo super refrescante e com um excelente aroma de frutas maduras. Esse vinho é sempre uma pedida certeira.
Voltando aos nossos pratos, ambas as opções foram bem servidas e saborosas. O Camarão com abacaxi estava delicioso, agridoce e cremoso na medida certa, era uma quantidade boa, farto em camarões que atenderia tranquilamente a três pessoas que comem pouco e que pediram entrada.
O risoto negro também estava gostoso e tinha uma quantidade razoável de frutos do mar, porém depois do outro prato ele virou mero coadjuvante.
A nossa estrela foi o Camarão servido no abacaxi com arroz de Acafrão.
O Risoto negro com frutos do Mar.
Não temos nenhuma queixa sobre a comida: tudo saboroso, com a textura perfeita, comemos super bem. Porém, o preço do tal camarão era bem superior aos demais pratos e não fomos informados sobre isso pelo garçom que nos ofereceu o prato que, por sinal, não estava no cardápio. Confesso que esse tipo de atitude me desagrada bastante, nada que tenha atrapalhado o almoço, mas acho que merece ser mencionado.
Então fica aqui minha sugestão: olhe o cardápio e peça as sugestões do dia, mas pergunte o preço.
Os pratos custam em média R$ 60,00/ 70,00 e são possíveis de serem divididos se você come pouco. Com exceção da moqueca e do camarão no abacaxi que tem outro preço, mas são pratos bem maiores, então dá uma olhada antes de pedir.
Valeu a pena, estava ótimo, mas poderíamos por exemplo ter aberto mão do risoto e ter ficado só com o camarão, a quantidade teria nos atendido completamente.
Bem, mas voltando a ótima comida do lugar, não poderíamos abrir mão da sobremesa. E escolhemos uma torta de castanha com calda de manga e sorvete que estava perfeita.
Aquela tortinha gostosa bem feita com aquela calda de manga grossa e saborosa, com o sorvete geladinho foi um final feliz para nosso almoço.
Outras opções nos chamaram atenção como por exemplo o sorvete de queijo com calda de goiabada, mas valeu muito a pena nossa escolha.
Duas dicas da Paty:
Se você quiser conhecer o lugar mas prefere uma refeição mais econômica, não tem problema. Eles tem um menu executivo de segunda a sexta na hora do almoço que oferece entrada, prato principal e sobremesa por R$ 44,00.
Por exemplo hoje seria : mini couvert + feijoadinha ou peixe com panaché de legumes + doce de abóbora ou salada de frutas. Tudo bem feito e gostoso como todas as coisas da casa.
Dica 2: sei que ir a Niterói durante a semana não é viável para muitas pessoas, então sugiro um passeio no final de semana e um almoço no Bistrô do Mac ou um belo café da manhã no domingo de manhã e depois você aproveita para conhecer o museu e essa cidade linda que tanto amo.
Vou fazer um post sobre as opções de turismo dessa cidade em breve!
Em resumo, vale muito a pena atravessar a ponte para visitar esse museu com seu grande acervo e aproveitar esse restaurante que traz boa comida e de brinde uma bela vista. Cheers a minha Niterói querida!
Museu de Arte Contemporanea de Niterói – Praça Mirante de Boa Viagem, s/n – Boa Viagem, Niterói
Horário · 10h as 18h
Tel: 2629-1416
2 Comentários
Que delícia… Esse camarão no abacaxi é uma afronta, boca ficou cheia de água.
Gi, você e Ro vão amar!!
Precisamos ir a Niterói.
🙂