Canto dos Tangarás

Canto dos Tangarás: Um refúgio cercado de verde na Serra

Adoro viajar e acabo me hospedando em vários hotéis e pousadas charmosos pelo Brasil afora, mas confesso que alguns desses lugares são tão especiais que já ganharam lugar cativo no meu coração. São refúgios cheios de conforto localizados em lugares tão mágicos, que a gente tem vontade voltar para eles sempre que precisa descansar, retomar o fôlego e seguir a vida. A Pousada Canto dos Tangarás, definitivamente, está nesse seleto grupo.

A Pousada é um daqueles lugares aonde o silêncio, o verde e o conforto tem morada certa e tornam nossos dias mágicos.

Canto dos Tangarás

 

Minha história com o Canto dos Tangarás

Conheci o Canto dos Tangarás no ano de 2000 com um grupo de amigos, e minha relação com o lugar foi de amor a primeira vista.

A pousada tem aquela combinação infalível, de natureza, silêncio, barulho de passarinho, conforto e boa comida que faz eu  me apaixonar no primeiro minuto.

 

Desde então, já voltei a esse lugar muitas vezes e indiquei para muitos amigos, e todos voltaram encantados com o lugar e me agradeceram por isso.

Canto dos Tangarás

 

Araras: um cantinho especial na Serra

Araras, distrito de Petrópolis, está localizada a 100 km do Rio na nossa Serra e apesar de ser menos badalada que Itaipava, o lugar é uma excelente opção para descansar na região. O lugar tem localização geográfica privilegiada, no meio de um vale, cercada de Mata Atlântica e rodeada de lindas paredes de montanhas, riachos e cachoeiras.

Canto dos Tangarás

Para chegar nesse pequeno paraíso, o melhor acesso é pela BR-040,  rodovia que interliga o Rio de Janeiro a Juiz de Fora, e usar a saída 65, no Km 65 para acessar a região. Ali chegando, a bela RJ 117 – Estrada Bernardo Coutinho vai percorrer a região no meio do verde e te levar a vários lugares cheios de charme que tornam esse lugar tão atrativo a turistas e cariocas que fizeram daqui sua segunda morada.

 

Onde comer em Araras? Clique aqui e tem uma lista com ótimas opções.

 

A Pousada Canto dos Tangarás

A pousada tem localização diferenciada, pois ela está no alto da montanha, a mil metros de altitude, com uma vista impressionante para o relevo da Serra dos Órgãos e da Estrela. Esse lugar rodeado do verde da Mata Atlântica, tem como sua companhia durante a hospedagem o silêncio, o barulho do vento e o coral de vários pássaros de muitas espécies e cores…Sentada na sua varanda ou caminhando pela pousada, a contemplação de toda essa beleza e a sinfonia dos grilos e pássaros e sons da mata, fazem a gente esquecer da vida e guardar pra sempre o momento. Talvez pareça mentira, mas nesse momento sentada escrevendo o post sobre a pousada, já me transportei pra lá e pude sentir o vento no rosto e lembrar daquele visual e daqueles sons… acho que já está na hora de voltar pra lá…a vida da Paty tem andado bem corrida por n motivos e voltar pra esse refúgio é uma ótima forma de zerar o contador e seguir a diante.

Canto dos Tangarás

Canto dos Tangarás

Um pouquinho da história da Pousada

A Pousada é a concretização de um sonho antigo dos seus proprietários, Anette e Sergio, que desde 2002 cuidam desse lugar com muito carinho.

Anette, que trabalhava com decorações florais e sempre teve muita aptidão para cozinha, e Sergio como Engenheiro civil, uniram suas habilidades e fizeram o que acreditam ser o que pode haver  de melhor em termos de Pousada, com um toque especial de romantismo, sossego e tratamento diferenciado. Aliás, o serviço diferenciado é realmente uma característica muito forte por aqui que você perceberá a todo instante: seja pelo tratamento, seja pelo café da manhã feito na hora e sem hora para acabar, seja pelos produtos preparados na pousada… tudo por aqui é cercado de atenção e cuidado com o hóspede.

 

Os chalés do Canto dos Tangarás

Uma das coisas mais incríveis do Canto dos Tangarás é você poder estar no meio do verde, com uma vista indevassável daquelas montanhas,  dentro de um chalé quentinho com muito conforto. Aliás um dos ângulos que mais gosto é contemplar esse visual de dentro da banheira de hidromassagem, uma daquelas cenas que a gente não esquece nunca!

Canto dos Tangarás

A pousada tem poucos chalés e todos eles com as mesmas características principais: vista para as montanhas, banheira de hidromassagem, o quarto e a sala separados  o que dá uma sensação de casa, uma cama queen size com bons lençóis, lareira, conforto e um secador de toalhas que mantem elas quentinha no inverno e é uma coisa que eu amo por aqui!!!

Apesar de muito parecidos, os chalés tem algumas pequenas diferenças, mas garanto que qualquer um deles é uma delícia, escolha de acordo com o seu bolso e a ocasião. Mas se você quiser ver todos os detalhes de cada um deles, clique aqui.

Vou  listar abaixo, os tipos de chalés especiais. Aqueles que a gente deixa para ocasiões importantes ou quando estamos com menos limitações financeiras. Mas volto a dizer, qualquer uma das opções da pousada é boa e tem aquela vista de tirar o fôlego do verde.

Chalé dos Tangarás: Esse é o cara! O chalé mais novo (inaugurado em 2013) leva o nome da Pousada e é quase uma casa na serra. O espaço tem 100mts, 2 suítes masters (cada uma com banheira de hidromassagem), cama king size, tv 32′ led, 100 canais de sky e dvd blue ray. E um detalhe super legal: possui uma linda cozinha gourmet, toda equipada para quem gosta de cozinhar realmente se sentir na sua casa na serra.

Chalé do Vale: Um Loft amplo, exclusivo, com vista para o Vale das Perobas. O principal diferencial além do tamanho, é  que ele tem muita privacidade pois está em um plano diferente dos demais.

Chalé da Pedra: Esse é um dos meus queridinhos, maior que os chalés padrão, tem quase 80m² de área interna e possui um deck externo próximo à mata, envolvido por árvores e pássaros que faz você esquecer que tem vida fora desse lugar. Confesso que sou apaixonada por esse deck… sentar ali e escutar o barulho do vento e dos pássaros renova a gente dessa vida corrida e deixa a gente novinho em folha.

Canto dos Tangarás

Um capítulo especial: O café da Manhã

O café da manhã desse lugar, definitivamente é um capítulo a parte! Me lembro que na minha primeira estadia aqui fiquei apaixonada com a possibilidade de tomar o café na hora que EU QUISER! Sim, o café da manhã daqui não tem hora para ser servido e vamos combinar uma coisa, quando a gente vem pra serra, o objetivo é descansar e ter que acordar tal hora para não perder o café é um saco! (prontofalei!)Canto dos Tangarás

O café pode ser servido no seu quarto, na sua varanda ou no restaurante deles, particularmente eu prefiro comer no restaurante dele. O motivo é simples, como o café da pousada tem o diferencial de tudo ser feito na hora e servido em sequência, no restaurante você come tudo quentinho, admirando a vista, os pássaros que visitam a varanda deles toda manhã em busca de alimentos e ouvindo a gostosa trilha sonora da casa.

Para a equipe do Tangarás, o café da manhã é um momento importante e eles dedicam muito cuidado e carinho para ele… talvez por isso, esse momento seja uma das melhores recordações de todo mundo que se hospeda aqui.

 

Canto dos Tangarás

 

O café deles é um ritual, com muitos itens preparados na casa e servidos aos poucos, porém com fartura e muito sabor.  Vou destacar as delícias que mais me chamam a atenção por aqui: os sucos de frutas feitos na casa, os pães e geleias deliciosos, a bananinha quente com canela, os bolos quentinhos feitos no dia,  o croque monsieur muito saboroso sem ser enjoativo e o meu preferido: o inusitado fondue Romeu e Julieta (creme de queijo e goiabada) que é para você comer rezando.

Vale informar que atualmente o café da manhã pode ser aproveitado por não hóspedes,o que acho que é uma super opção para quem tem casa na região, mas eu  não perderia de me hospedar ao menos uma noite para conhecer o visual desse lugar.

 

Opinião da Paty

Se você estiver planejando subir a serra, não perca a oportunidade de conhecer essa pousada. Apesar de não ser tão nova e nem tão sofisticada como algumas outras da região, ela tem um visual, um atendimento e um café da manhã aliados a um preço justo que a tornam uma opção maravilhosa. Já estive em várias outras pousadas da região (vou falar sobre elas no post de Araras) mas ainda assim, acho que a Canto do Tangarás é um cantinho muito especial… que merece ser visto e revisto sempre que a vida estiver precisando de uma parada para um momentinho de sossego e tranquilidade.

Dica da Paty: Vale dizer que a pousada Canto dos Tangarás não tem um restaurante com alta gastronomia como muitas outras da Serra, o que não me faz  a menor falta! Araras é endereço de muitos restaurantes fantásticos, sugiro veementemente que você conheça eles (vai ter post sobre eles).

Mas, vale dizer, a Pousada dispõe de um serviço de quarto com alguns pratos saborosos e bem feitos que pode ser uma opção caso você não queira sair. Meu ritmo por aqui é tomar um café longo e sair para almoçar por volta das 14h e depois sair para jantar por volta das 21h ou 22h. Mas, para aqueles dias aonde exagerei no almoço ou estou com preguiça, minha dica é passar na excelente Ary delicatessen (localizada no centrinho de Araras) e comprar bons queijos, pães e vinhos. Esse pacote aliado a um bom filme da dvdteca da pousada e as velas que tem no chalé, garante uma noite especial.

 

Canto dos Tangarás

Estrada das Peróbas, 2745 – Araras, Petrópolis – RJ
Telefone: (24)2225-2131 • (24)2225-2871 – (24) 99251-8157 (Claro)
E-mail: pousada@cantodostangaras.com

Localização:

17 Comentários

  1. Diego Arena - 1 ano ago

    Feriadão, eu em casa vendo esse post só pensando: Poderia estar nesse lugar incrível.
    Que vista sensacional, um ótimo lugar para relaxar antes de começar a próxima semana né?
    Adorei. Obrigado por compartilhar

    • Paty - 1 ano ago

      Diego nessas horas da isso né… Tá.
      A gente favorita é guarda para uma próxima oportunidade.
      Bj

  2. PATRICIA LONGO TAYAO - 1 ano ago

    Adorei a dica da pousada. Amo essa região para relaxar e curtir a natureza. E o melhor de tudo, fica bem pertinho do Rio!
    Abraços!

  3. Gisele Ramos - 1 ano ago

    Estou apaixonada por essa vista! Um lugarzinho assim é perfeito para recarregar as baterias e relaxar. Adorei!

    • Paty - 1 ano ago

      Eu acho essa pousada muito ímpar… A localização e o conforto são muito bacanas… Vale a pena conhecer! 🙂

  4. Nossa, sou do Rio e não conhecia esse paraíso. Preciso explorar mais o estado. Adorei a dica e vou guardar pra quando estiver pelo Brasil. <3

    • Paty - 1 ano ago

      É um lugarzinho muito bacana, com muito verde e tranquilidade. Sou fã. 🙂
      E o melhor, é do lado do Rio.

  5. Michelle - 1 ano ago

    Lugarzinho lindo esse, hein? Mais uma boa opção de escapada da correria do dia a dia!

    • Paty - 1 ano ago

      Michelle é isso mesmo! Uma delícia de opção para zerar o contador… 🙂

  6. aline aguiar - 1 ano ago

    Que sonho essa pousada!!! Já consigo até me imaginar relaxando na banheira!!!

    • Paty - 1 ano ago

      Eu tô louca pra voltar 🙂

  7. Flávia Donohoe - 1 ano ago

    Que lugar maravilhoso, são tantas coisas lindas no cerrado que dá vontade de conhecer todos os lugares!

  8. Viviane Carneiro - 1 ano ago

    Nossa… que delícia de lugar! É realmente um refúgio na serra e cheio de verde… Bem do jeitinho que eu amo. Adorei a dica.

  9. Luciana Rodrigues - 1 ano ago

    Nossa! Tanta coisa maravilhosa no nosso Brasil, não é mesmo? Essa imersão na natureza é algo simplesmente que eu sinto saudades. Sem falar do café da manhã.

    • Paty - 1 ano ago

      A gente tem esse privilégio no Brasil apesar de tudo.. confesso que eh gosto muito de cheirar o mato e pé na areia sao minhas terapias…

  10. Roberta Landeweerd - 1 ano ago

    Amei o post! Só uma dúvida: como que eu faço pra me teletransportar pra lá neste exato momento?

    • Paty - 1 ano ago

      Tô sofrendo desse problema tbm 🙁
      Mas pra mim está um pouquinho mais fácil de resolver ;).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *