Dez lugares com por do sol imperdível pelo Brasil: Arpoador - RJ

Dez lugares com por do sol imperdível pelo Brasil, pra você incluir no seu roteiro.

Que o por do sol é meu momento preferido do dia, não é segredo pra ninguém! Sou apaixonada por esse ritual e sempre reservo um tempinho para contemplar esse espetáculo em minhas viagens. Pra facilitar a vida dos amigos, a Paty resolveu listar dez lugares com por do sol imperdível pelo Brasil, dentre aqueles que visitei e voltei apaixonada.

Inclua eles na sua próxima viagem e reserve um tempinho para apreciar esse momento mágico! 😉

Dez lugares com por do sol imperdível pelo Brasil

Jericoacoara – (CE)

Dez lugares com por do sol imperdível pelo Brasil: Jeri

A bela vila de Jericoacara, Jeri para os íntimos, possui uma localização geográfica privilegiada abençoada com sol e um vento delicioso durante todo o ano.Esses dois fatores tornam a viagem imperdível para os apaixonados por praia e apreciadores de esportes com vento como o Kite surf.

Todos os dias turistas e locais caminham pela areia da praia até sua duna mais famosa (que não por acaso recebe o nome de Duna do Pôr do Sol) para sentar e admirar o belo espetáculo, quando o sol beija o mar e o seu céu muda de cores várias vezes passando do dourado ao rosé.

Não tem como explicar esse ritual e essa cena, você precisa assistir pra sentir toda emoção desse momento.

Certamente esse lugar e seu por do sol é um dos meus preferidos no Brasil e por isso já fiz essa viagem duas vezes e estou planejando repetir pela terceira vez.. só que agora no esquema molezinha: de avião!

Minha sugestão é: reservar o final do dia para contemplar esse momento. Mas cuidado com o vento forte em cima da duna, as lentes das câmeras costumam sofrer com esse momento.

Quer saber mais sobre Jeri, clique aqui!

Dez lugares com por do sol imperdível pelo Brasil: Jeri

Rio de Janeiro – (RJ)

Como boa carioca que sou e apaixonada por esse Rio de Janeiro, não podia deixar de incluir a cidade maravilhosa na lista. E não consegui eleger apenas um por do sol para colocar aqui, escolhi logo três lugares que considero imperdíveis para contemplar essa cena. Até porque sou fã MERRRMO dessa cidade caótica e linda!!!

Na minha opinião, três lugares na cidade tem um por do sol que você precisa assistir e se emocionar ao menos uma vez na vida (embora eu ache que depois de ver essas cenas, você vai querer voltar  várias vezes): A Mureta da Urca, o Arpoador e o por do sol da Restinga da Marambaia visto no restaurante Bira.

A Mureta

Dez lugares com por do sol imperdível pelo Brasil: Mureta Urca - RJ

A mureta mais democrática da cidade possui um visual apaixonante, onde se pode ver a Baía de Guanabara, o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar em uma mesma cena.

Para tornar esse momento perfeito, no final da tarde (especialmente do verão e outono) o sol se põe de forma esplendorosa tornando o momento ainda mais poético com os barquinhos ancorados nas calmas águas da Baia.

Pegue sua cerveja gelada e faça um brinde a esse momento! Garanto que ele vai roubar seu coração e você vai voltar muitas vezes. Pra mim é um ritual quase sagrado, seja no verão ou nas estações mais frescas.

Quer saber sobre bares com vista no Rio de Janeiro, clique aqui!

Dez lugares com por do sol imperdível pelo Brasil: Mureta Urca - RJ

Arpoador

Pode parecer piegas, mas sentar na Pedra mais famosa do Rio de Janeiro durante o verão, aguardar o aclamado momento do Por do Sol com os Dois Irmãos ao fundo e bater palmas é inesquecível.

O por do sol no Arpoador certamente é um dos mais lindos do Brasil, o cenário do Sol beijando o mar com seus tons de dourado, as silhuetas dos banhistas e os Dois Irmãos assistindo essa cena é motivo de orgulho para nós cariocas e de muitos suspiros para turistas do mundo todo.

Dez lugares com por do sol imperdível pelo Brasil: Arpoador - RJ

 Restinga da Marambaia

Eu sou super suspeita quando o assunto é o Bira e a Restinga da Marambaia… já cansei de atravessar a cidade para apresentar esse por do sol e sua moqueca a vários amigos turistas e sempre volto encantada.

Apesar da distância da Zona Sul da cidade, percorrer esses longos kilometros  é compensador. Além de lindas praias e um por do sol inesquecível, é por aqui tambet que se encontra uma das melhores moquecas da cidade: a do Bira.

Chegue por volta das 14h, pegue uma boa mesa, peça sua caipivodka de maracujá e assista ao espetáculo… garanto que você vai ter esquecido toda distância que percorreu quando acabar a cena.

Se você quiser saber detalhes sobre o Bira, clique aqui.

Dez lugares com por do sol imperdível pelo Brasil: Bira Marambaia - RJ

Noronha – (PE)

A famosa ilha povoa os sonhos de muitos brasileiros e estrangeiros não por acaso. Chegar naquele aeroporto no final de tarde e sobrevoar aqueles cenários paradisíacos, fazem a gente suspirar e compreender toda merecida fama do lugar.

Dez lugares com por do sol imperdível pelo Brasil: Noronha - PE

Por do Sol no Boldró – Fonte: Destino Califórnia

A Ilha tem vários lugares aonde o por do sol é uma cena inesquecível e muito fotografada, mas na minha opinião, o por do sol visto do Boldró e o da Fortaleza de Nossa Senhora dos Remédios são os mais apaixonantes.

Estive em Noronha em um mês de Junho e confesso que os dias não foram os mais limpos e claros que a Ilha já viu, mas valeu cada segundo e cada passeio. Mas garanto que vou voltar em algum setembro quando o céu é azul com aquele sol lindo olhando pra gente e o mar transparente tem a sua melhor visibilidade para mergulho.

Dez lugares com por do sol imperdível pelo Brasil: Noronha - PE

 

Pipa – Tibaú do Sul (RN)

A bela praia de Pipa localizada no municipio de Tibau do Sul a 85 kilometros de Natal é um destino que merece ser incluído no seu roteiro. Já inclui esse cantinho nas minhas viagens agregado a vários outros destinos: Natal, João Pessoa e até Noronha. Sempre acho que vale a pena revisitar esse lugar com suas falésias, sua linda Baía, golfinhos, bons restaurantes e pousadas charmosas.

O meu lugar preferido para assistir o por do sol nessa região é a Creperia Marinas localizada dentro do Hotel com mesmo nome e na frente da lagoa Guaraíras. O lugar tem  um clima super bacana, musiquinha gostosa e  serve bons drinks e de brinde um visual lindo no final de tarde. Um programa imperdível por aqui!

Dez lugares com por do sol imperdível pelo Brasil: Pipa- RN

Não posso deixar de mencionar o por do sol visto de uma das pousadas que eu amo na região: A Mirante de Pipa. Localizada no alto da falésia, no meio da mata atlântica com um visual de tirar o fôlego daquela baia linda e vários chalés integrados ao verde com muito charme… Conheci essa pousada em 2005 e já voltei duas vezes e recomendo sempre aos amigos.

Dez lugares com por do sol imperdível pelo Brasil: Pipa- RN

Praia do Jacaré (PB)

Impossível vir a bela João Pessoa e não visitar a Praia do Jacaré. A famosa praia fluvial localizada em Cabedelo, ganhou fama graças ao seu por do sol dourado e ao sax do Jurandy, que emociona ao tocar o Bolero de Ravel em meio a uma cena tão linda.

Dez lugares com por do sol imperdível pelo Brasil: Praia do Jacaré- PB

Minha primeira vez nesse cenário foi em 2005 de dentro de uma lancha, confesso que ao escutar as notas do Bolero de Ravel saindo daquele sax emoldurado aquele cenário, meus olhos se encheram d’agua.  De lá pra cá já voltei algumas vezes e assisti a linda cena no pier e bares existentes no entorno e a apesar de não ser a primeira vez, o momento continuou inesquecível.

De 2015 pra cá muita coisa mudou na Praia do Jacaré, os bares foram removidos (lamentável!!!) e só é possível assistir a esse espetáculo ou da mureta a beira rio ou dos barcos de dois andares que fazem passeios no final da tarde  para assistir a esse momento.  Apesar disso, o programa continua sendo absoluto em terras paraibanas!

Morro de São Paulo (BA)

A bela Morro de São Paulo localizada a 250 km de Salvador é um paraíso que merece ser visitado, apesar da sua logística difícil. Chegar nesse lindo destino exige um certo esforço que envolve um catamarã de 2h de Salvador, ou carro (ou avião vindo de Campinas) até Valença e depois lancha até Morro ou a cara opção de ir de avião pequeno até lá.

Confesso que fui de catamarã e voltei de avião e me arrependo de não ter feito os dois trajetos aéreo, mesmo com o o alto custo da curta viagem. O catamarã pode bater muito e a viagem se torna bemmmmm vezes desagradável e por essa razão não tive dúvidas quanto ao transporte da volta.

Resolvida a questão do deslocamento, a pequena cidade tem quatro belas praias, muito charme e excelentes restaurantes e bares com programação pra todos os gostos.

O por do sol por aqui é um dos programas da viagem e na minha opinião não da para perder essa cena, de preferencia, na Toca do Morcego ouvindo aquela musiquinha gostosa, tomando uns drinks e curtindo aquela vibe baiana.

Dez lugares com por do sol imperdível pelo Brasil: Morro de São Paulo - BA

 

Itacaré (BA)

Novamente a Bahia aparece nessa lista com seu litoral abençoado! Dessa vez com a bela Itacaré localizada na Costa do Cacau a 85 kilometros de Ilhéus. A cidade além de acesso fácil, ainda oferece praias paradisíacas, trilhas, cachoeiras e a possibilidade de vários passeios pela região.

Um desses passeios é conhecer as piscinas naturais de Taipus de fora, um verdadeiro Caribe brasileiro localizado na vizinha Península de Maraú e que até alguns anos atrás (antes da BR)  a única forma de fazer esse trajeto era de balsa e 4×4 atravessando o Rio de Contas.

Na volta desse passeio no final da tarde, ao atravessar o Rio de Contas, a gente ganhava de brinde um por do sol apaixonante que fazia a gente esquecer todo o cansaço e desconforto do 4×4 naquelas estradas de terra… um verdadeiro presente da Natureza!

Dez lugares com por do sol imperdível pelo Brasil: Itacaré - BA

 Búzios (RJ)

O badalado balneário além de lindas praias, gastronomia privilegiada e a famosa Rua das Pedras, também oferece aos seus visitantes um por do sol de tirar o fôlego. Sempre que estou na região me programo para assistir essa cena em um dos meus lugares preferidos: o píer da Praia do Centro ou o Porto da Barra.

Dez lugares com por do sol imperdível pelo Brasil: Búzios- RJ

Meu programa preferido em Búzios é fazer um almoço mais tarde no Bar dos Pescadores, pedir uma bela caipivodka de maracujá, aqueles pastéis de camarão que eu amo e aquela moqueca de comer rezando e ficar por ali batendo papo e aguardando o esperado momento do final da tarde! O por do sol normalmente fecha com chave de ouro um daqueles dias de praia, amigos, cerveja e boa comida… um belo programa para quando estiver na cidade mais badalada da região dos Lagos.

Dez lugares com por do sol imperdível pelo Brasil: Búzios- RJ

 

Lençóis (MA)

Os Lençóis Maranhenses é uma viagem que exige planejamento e disposição. Chegar em Barrerinhas vindo da região Sudeste não é das tarefas mais fáceis e dependendo da sua disponibilidade de tempo para essa viagem, pode ser um programa muito cansativo enfrentar os 250 km de estrada que separam a capital Maranhense do paraíso.

No meu caso, era um carnaval aonde cheguei no aeroporto de São Luiz no sábado de madrugada e esperei por lá mesmo até as 5h da manhã para pegar o ônibus que gastou longas horas em um engarrafamento até chegar no paraíso. Cheguei moída em Barrerinhas, mas tudo foi compensado ao visitar o famoso Parque dos Lençóis.

Sobrevoar os Lençóis em um monomotor no final da tarde é uma cena inesquecível. Mesmo em um dia com nuvens, ver aqueles lençóis de areia branca beijando as lagoas é um daqueles momentos impares que nunca saem da nossa memória. Faz valer a pena todo esforço pra visitar a região ainda que seja apenas por um feriado de carnaval.

Dez lugares com por do sol imperdível pelo Brasil: Lençóis Maranhenses - MA

O Brasil tem muitos lugares ímpares para assistir ao por do sol e talvez não estejam nessa lista porque ainda não os visitei ou porque não arrebataram meu coração.

Mas, na minha opinião, nessa lista de por do sol imperdíveis da Paty ainda faltam quatro lugares que eu estou namorando não é de hoje: Chapada Diamantina, Jalapão, Monte Roraima e o Araguaia.

Certamente ainda vou incluir esses momentos na minha lista em breve… O importante é: não deixe de reservar um tempinho na sua viagem para curtir esse momento e agradecer a oportunidade de assistir a esse espetáculo da natureza!

29 Comentários

  1. Eloah Cristina - 7 meses ago

    Um mais lindo que o outro! Todas as nossas viagens nos fazemos questão de prestigiar o por do sol. Cada lugar tem um por do sol único, né?

    • Paty - 7 meses ago

      Eu também acho! O por do sol faz a gente agradecer pelo dia e pela felicidade de viver aquele momento… acho que o por do sol gira em torno da gratidão então só coisa boa. 🙂

  2. Camila Lisbôa - 7 meses ago

    Por mais que concorde com a lista completa… mas já me ganhou no primeiro! Jeri tem um espaço especial no meu coração… morei lá por uns meses e AMO esse lugar <3

    • Paty - 7 meses ago

      Cara eu amo amo amo Jeri! Tanto que fui duas vezes e qeuro voltar… agora morar lá deve ter sido um privilégio… a vibe de Jeri é apaixonante!

  3. Michela Borges Nunes - 7 meses ago

    Nossa, que fotos lindas! Me encantei pelo pôr do sol de Noronha, simplesmente lindo! Itacaré também, com o mar de fundo… Simplesmente lindo!

    • Paty - 7 meses ago

      Muito obrigada! Amo esse momento e sempre acabo passando muitas horas fotografando ele.. Noronha é demais… e aquela travessia do Rio de Conchas é inesquecível… Brasil lindo demais.

  4. Lulu Freitas - 7 meses ago

    Só foto maravilhosa!!!! Difícil escolher qual o melhor lugar para ver um por do sol. Como carioca, vou ser marrenta e dizer que é o Arpoador rsrs

    • Paty - 7 meses ago

      Obrigada!!! Eu acho que o por do sol me inspira pq muitas vezes sou feliz nas fotos desse momento…
      Como carioca eu confesso que tenho dúvidas pq aquele por do sol da mureta é minha paixão… mas a gente pode ser marrento né.. o Rio é tudo!!! 🙂

  5. Itamar Japa - 7 meses ago

    Sou apaixonado por pores do sol. Realmente amo muito! De todos os lugares da lista ainda não tive oportunidade de ver nenhum! 🙁 Espero ter a oportunidade em breve.

    • Paty - 7 meses ago

      Vale a pena! A gente fica apaixonado pela vida e pela oportunidade de estar ali depois desse momento maravilhoso.
      Grande abraço

  6. Paula Gabriele - 7 meses ago

    Nossa cada um mais lindo que o outro!!!
    Comecei a ler torcendo para ter Morro de São Paulo, que bom que tinha!
    O que é aquele por do sol na Toca do Morcego gente? Eu amooooo aquele lugar!!!
    Grande abraço Paty!

    • Paty - 7 meses ago

      Ahhh Morro não podia faltar! MEsmo com aquele catamarã infeliz que bateu até dizer chega eu quero voltar aquele lugar lindo… a toca é um daqueles lugares que a gente precisa ir pelo menos uma vez na vida.
      Beijo Paula

  7. Gabriela Torrezani - 7 meses ago

    O Brasil é mesmo fenomenal! Tive a chance de ver o por do sol em alguns dos locais mencionados nesse post mas ainda faltam vários para completar a lista… que delícia!

    • Paty - 7 meses ago

      O Brasil é sem igual né? A geografia tão diversa do nosso país permite lugares muito diferentes e igualmente lindos. Também ainda quero completar essa lista… muitas viagens para fazer . 🙂

  8. Cristina - 7 meses ago

    Tem coisa mais lindo do que pôr do sol? Amo muito isso e já coloquei vários na minha lista. Sonho em conhecer os lençóis maranhenses. Mais ainda agora! Parabéns pelo post!

    • Paty - 7 meses ago

      Eu também acho que é o momento ímpar do dia… merece ser contemplado.
      Os lençóis são incríveis…. vale a viagem e o esforço.
      Obrigada pelo elogio.

  9. Luiza Ferrari - 7 meses ago

    Fiquei babando com tanta foto e tanto lugar lindo! Amo essa hora do dia, todos os dias fico igual boba na janela apreciando o pôr-do-sol. Dicas maravilhosas!

    • Paty - 7 meses ago

      Eu também sou apaixonada por esse momento… sempre paro o que estiver fazendo em viagem para apreciar… acho que são úicos.
      Obrigada 🙂

  10. MARCIO - 7 meses ago

    Que demais esse post. Já estivemos em quase todos esses lugares e realmente o pôr do sol neles é belíssimo. Parabéns.

    • Paty - 7 meses ago

      Obrigadda amigo. Esses são meus preferidos no Brasil até agora… mas tem uns lugares que eu estou de olho e acho que vão entrar nessa lista… Araguaia Jalapão, Monte Roraima e Chapada Diamantina… mas vou precisar esperar o bebê nascer e crescer um pouquinho pra essas aventuras 🙂

  11. Ruthia - 7 meses ago

    Descreveu perfeitamente esse momento: quando o sol beija o mar. Quanta poesia numa frase. E por falar em poesia, que fotos são essas? A minha preferida será, porventura, a de Fernando de Noronha. Grata por este momento

    • Paty - 7 meses ago

      Querida Ruthia obrigada! Sou apaixonada pelo por do sol.. .acho que é um momento de beleza ímpar e sempre me deleito com ele..
      Eu amo fotografar, mas ainda estou aprendendo. Agradeço muito o elogio.
      Beijo carinhoso.
      Paty

  12. Gisele Prosdocimi - 7 meses ago

    Que maravilha de paisagens, nosso Brasil é espetacular mesmo. Conheço a maioria dos destinos que listou aqui e pretendo completar minha lista com os que ainda faltam.
    Espero conseguir em breve, valem a pena mesmo.
    Amei as fotos e o post, parabéns!

    • Paty - 7 meses ago

      Nosso Brasil é demais ne… eu sou uma apaixonada por por do sol e por esse país.
      Obrigada 🙂

  13. Marcia Picorallo - 7 meses ago

    Ai, que post gostoso, cheio de energia! Eu costumo pesquisar se há algum lugar especial nos meus destinos de viagem para prestigiar o pôr do sol, também. São momentos inesquecíveis. O de Jeri com certeza é dos mais legais!

    • Paty - 7 meses ago

      Obrigada Márcia 🙂 Amo o por do sol, acho que é aquele momento que enche a gente de energia e felicidade por estar vivendo aquilo… e traz uma vibe de gratidão que contagia a viagem… sempre gasto um tempinho com esse momento…
      O de Jeri é uma das minhas paixões… quase todo dia eu subia aquela duna e repetia o ritual. Vle a viagem.
      Beijo

  14. Edson Amorina Jr - 7 meses ago

    Que ideia maravilhosa de post, adorei ! 🙂 E cada lugar lindo, hein? Preciso viajar mais para o Brasil, descobrir também esses lugares.

    • Paty - 6 meses ago

      Esse Brasil tem mjuito lugar lindo pra gente conhecer né? Confesso que o por do sol é meu momento preferido do dia… não resisti em incluir ele aqui no blog. 🙂

  15. Angela Sant Anna - 6 meses ago

    quantos lugares diferentes! eu sou do sul então o máximo que vi foi o por do sol em ipanema com as clássicas palmas quando acaba o espetáculo hauehaue quero conhecer mais o brasil esse ano!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *