Flor do Céu, muito mais que um bom restaurante com vista!

Flor do céu é muito mais do que um restaurante com boa comida, é um programa super bacana que todo carioca deveria fazer.

Meu namoro com o Flor do Céu começa há um ano atrás, em uma degustação de vinhos no Centro da cidade quando o dono da loja nos apresentou o chef na hora que ele chegou no evento. Em seguida, começou a nos falar sobre o bom restaurante no Alto Leblon, com uma vista linda e localizado dentro da comunidade Chácara do Céu. Confesso que ao ouvir a frase mágica “bom restaurante com vista”, minhas anteninhas se ligaram e comecei a fazer várias perguntas sobre o lugar e desde então ensaio uma ida para conhecer o tal Flor do Céu.

Apesar da minha vontade de conhecer o lugar, duas questões contribuíram na demora para isso acontecer: conciliar a nossa agenda nos finais de semana com a disponibilidade de reservas do restaurante (felizmente a agenda deles é sempre cheia) e a segunda coisa foi o fator segurança, que nos dias de hoje acaba influenciando uma visita a uma comunidade do Rio.  Mas no último final de semana de Julho, resolvemos essa questão e finalmente fomos lá.

Bem o que posso dizer depois da experiência é que agora entendi porque eles estão sempre cheios nos finais de semana e que a questão segurança não é um problema.

A comunidade Chácara do Céu é um lugar tranquilo, pacificado, e diferente de outras comunidades do Rio no momento atual, não me pareceu que segurança seja um problema por ali. Vá ao restaurante leve, sem preocupações, considere que você vai fazer um programa diferente que envolve boa musica, boa comida,  uma vista linda e um ambiente muito agradável.

Meu único conselho é: vá de táxi ou similar. Para chegar a  Chácara do céu você deve subir a estrada para o Mirante Dois Irmãos, depois que passar o mirante na próxima bifurcação você vai pegar uma estrada de terra que chega na entrada da Comunidade em frente a uma UPP. A partir desse ponto você vai caminhar a pé alguns metros pelas vielas da comunidade, mas não se preocupe, o trajeto é curto e tranquilo e tem sempre alguém pra te levar até o restaurante.

O Restaurante Flor do Céu

O Flor do céu é um restaurante diferente do tradicional, então por isso, existem algumas coisas que você precisa saber antes de ir.

Para começar saiba que você precisa fazer uma reserva antecipada por email (contato@flordoceu.com), provavelmente quem vai te responder o email é a  Thanny que é super simpática e tira todas as nossas dúvidas. Em seguida ela vai enviar um boleto para você realizar o pagamento da sua reserva e esse é o momento para você informar caso tenha alguma restrição alimentar. Outra informação importante é: você só conhecerá o menu na hora em que chegar ao restaurante e por ali não é servido carne, provavelmente você vai comer frutos do mar e uma deliciosa massa.

A reserva antecipada tem um excelente motivo: o chef prepara as refeições com os melhores ingredientes que encontra no dia (por isso o menu não é revelado antes) e também existe uma grande preocupação com o desperdício de alimentos e para isso não acontecer é importante saber quantas refeições preparar. Como esse não é um restaurante na beira da rua, aonde as pessoas passam por ali e decidem entram, não daria muito certo fazer refeições além do número de reservas contando com possíveis clientes, então a melhor forma de controlar isso é uma reserva antecipada paga (vamos combinar que algumas pessoas senão tiver pago a reserva antecipadamente, muitas vezes não vão e sequer desmarcam, o que acho um crime!). Dito tudo isso, vá conhecer o lugar sem reticências e se prepare para uma tarde maravilhosa!

Restaurante Flor do Céu

 

O chef do Flor do Céu: Tobia Messa

O jovem chef italiano Tobia Messa, é um daqueles cozinheiros da nova geração com idéias inventivas,  pratos sofisticados, mas com um toque despojado e o uso dos melhores ingredientes comprados no dia. Por aqui impera uma cozinha com raízes italianas e ingredientes brasileiros e toques mediterrâneos, sem carnes no preparo, mas com ótimos peixes e frutos do mar frescos, e o resultado disso é um menu contemporâneo bem harmonizado e com muito sabor.

Restaurante Flor do Céu

Minha experiência no Flor do Céu

Ao chegar na porta do restaurante e olhar a vista foi impossível não soltar um UAU! A vista é de tirar o folego, o mar de São Conrado se descortina ali na nossa frente e muito verde em volta.  Confesso que gostei logo de cara: um lugar bacana com poucas mesas, famílias e amigos conversando num tom baixo, uma música brasileira tocando com uma voz gostosa de ouvir e um repertório agradável, aquela vista e um bom atendimento. Fomos conduzidos até nossa mesa e em seguida, o simpático chef veio se apresentar e explicar como funcionava o lugar.

O Flor do céu funciona com cinco pratos preparados na hora e servidos em esquema slow food (pra que pressa com aquela vista e aquela música?!), mas caso você tenha algum problema com horário, o chef se propõe a acelerar os pratos da mesa. Ele contou pra gente o menu do dia e nos ofereceu caipirinhas, cervejas artesanais e bons rótulos de vinhos nacionais. Meu pedido foi a sugestão dele, uma deliciosa caipirinha de maracujá com goiaba, com um preço muito justo e que estava super saborosa. Vale dizer que o chef é muito simpático, uma daquelas pessoas que sabe receber e fazer você se sentir em casa.

Não demorou muito chegou uma cestinha de pães quentinhos, feitos na casa, que estava deliciosa. Juntamos um pouco de azeite e muita conversa boa e quando vimos a cestinha rapidamente tinha acabado. Resultado disso é que fui obrigada a pedir outra para o Tobias que rapidamente nos atendeu.

Restaurante Flor do Céu

 

Um pouco depois começaram a chegar nossos pratos. Primeiro,um bonito (peixe) selado com rúcula selvagem, pupunha e pedaços de laranja que estava delicioso. Nessa hora me pergunto: como pode uma simples salada de rúcula ficar tão gostosa???

Restaurante Flor do Céu

Em seguida chegou um prato com mexilhões e camarões com molho de tomate cereja e azeitona que quando eu lembro me dá água na boca. Apesar de normalmente evitar comer mexilhões, abri uma exceção e valeu super a pena. O prato estava muito bom e era perceptível que todos os ingredientes eram frescos por ali.

Restaurante Flor do Céu

Bem, depois disso chegou A MASSA, com letras maiúsculas! Devo ser sincera e dizer que sou apaixonada por massa, então a chance desse prato ser o meu preferido já era grande, mas aquele recheio e aquele molho estavam muito bons! Era um canelone com radichio, aspargos e um bechamel de queijo defumado que estava perfeito! Sinceramente pra mim o almoço poderia acabar aqui, esse foi o meu Grand Finale!

Restaurante Flor do Céu
O último prato foi um filé de robalo com purê de inhame e molho de pimenta amarela  que estava bom, super saboroso e o peixe fresco com uma textura muito bacana, mas definitivamente ele não foi o meu preferido.

Restaurante Flor do Céu

 

E para finalizar a sobremesa era um creme de arroz doce com coco e frutas que estava cremosa e fresca. As frutas tiveram um importante papel de contrastar com o creme de arroz.

Restaurante Flor do Céu

O almoço começou as 13:30 e acabou as 17h e a gente nem percebeu. O lugar propicia isso com aquela música, aquela caipirinha, aquela vista, tem todo um clima que faz você esquecer da hora e quando olha… a tarde já foi embora.

Gostamos muito do lugar e vamos voltar, acho que vale muito a pena conhecer. É um belo programa para um almoço no final de semana, mas vá sem pressa, siga o ritual no tempo do chef e desfrute daquele momento.

Vale dizer que o restaurante abre para almoço e jantar e que durante a semana eles abrem para um minimo de 8 pessoas.

Sinceramente eu acho que aquela vista merece ser aproveitada com a luz do dia, mas é uma escolha pessoal. Outra coisa, saia de lá antes do por do sol e para fechar com chave de ouro o programa, na volta pare no Mirante Dois Irmãos e aproveite aquele visual impagável. Garanto que você não vai se arrepender!

Restaurante Flor do Céu

O Almoço, já incluso o couvert artístico, custou R$100,00 e a única coisa que não estava nesse valor eram as bebidas, mas que tinham um preço super justo.

Se você não conhece o Flor do céu, está perdendo um programão!

Flor do Céu

Rua Aperana, 200 – Praça da UPP – Alto Leblon/ Chácara do Céu

 

 

3 Comentários

  1. Marcelo Mata - 10 meses ago

    Já fui e recomendo muito. Ambiente tranquilo, Boa música, Boa comida e atendimento impecável.

    • Paty - 10 meses ago

      Também fiquei encantada com o lugar e a comida 🙂

  2. Fábio - 10 meses ago

    Realmente é uma experiência ímpar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *