Maison VG: Charme e boa gastronomia em Vargem Grande

Um programa que sempre gostei de fazer nos finais de semana no Rio de Janeiro é fugir para Vargem Grande para almoçar nos bons restaurantes da região no meio do verde e do silêncio; longe dos engarrafamentos e do ritmo acelerado da nossa cidade. Mas infelizmente, de alguns anos pra cá essa equação começou a ficar um pouco mais complicada, seja pelo trânsito ou pela lei seca que impede que esse belo almoço venha acompanhado de um bom vinho… Desde então comecei a procurar pousadas na região e depois de algumas tentativas,  finalmente encontrei uma pousada cheia de charme e estilo que me encantou: A Maison VG!

Maison VG

Em busca da Pousada Perfeita

Nas minhas tentativas de hospedagem na região o que  procurava era um lugar aconchegante com boa gastronomia e conforto. Uma pousada romântica com cara de roteiro de charme e pra onde a gente tivesse vontade de voltar várias vezes…  Ao chegar na Maison VG tive certeza que minha busca tinha acabado, aquela pousadinha cheia de detalhes arrebatou nosso coração e fez a gente ter vontade de vir muitas vezes para Vargem Grande.

Maison VG

A região de Vargem Grande

Vargem Grande é um bairro localizado a 50 kilometros do centro da cidade porém com clima de cidade do interior. A proximidade do bairro com as praias selvagens do Rio e a floresta do Maciço da Pedra Branca, formam uma perfeita combinação da agradável brisa do mar com o clima das montanhas. Rodeado do silêncio (por aqui barulho somente dos grilos e pássaros), esse lugar faz a gente se sentir na serra sem precisar enfrentar estrada. Um verdadeiro  oásis de tranquilidade e boa gastronomia que merece ser visitado e revisitado muitas vezes. Seus restaurantes estrelados, cheios de charme e boa comida são um excelente motivo para cruzar a cidade.

 

A Pousada

A Maison VG é uma linda casa localizada em uma bucólica ladeira rodeada de verde que encanta a gente pelos detalhes. Apesar de rústica, a pousada tem decoração elegante, paredes com paleta de cores vivas contrastando com objetos de decoração vintage, tudo disposto em uma harmonia perfeita e parte disso é responsabilidade do chef que além de tudo é artista plástico.

Maison VG

 

 

 

 

Maison VG

 

 

 

 

 

 

 

 

A Maison VG em detalhes

Chegamos em Vargem Grande no inicio da noite de uma sexta feira do mês de agosto, depois de dirigir um longo caminho no meio daquele trânsito pesado do final da tarde. Mas quando a gente chegou ali tudo isso ficou pra trás. Um delicioso silêncio quebrado apenas pelos sons dos grilos, uma bela lua no céu e um agradável ventinho gelado vindo do verde já era o prenúncio de uma noite maravilhosa.

Na sede da casa  fomos recebidos pelo Cleiton que é o responsável por cuidar de todos os detalhes daquele charmoso lugar, como ele diz  “meu objetivo é fazer o hóspede se sentir feliz” e isso ele faz como ninguém.

 

A suíte da Maison VG

A Maison VG é uma pousadinha estilo Bed and Breakfast com apenas três suítes: Prainha, Grumari e Pontal, todas com estilo rústico elegante mas com decoração diferente entre si. Ficamos na suíte Grumari que com sua decoração cheia de bossa, cama king size, móveis de design vintage e seus livros de arte nos deixou muito felizes.

Maison VG

Detalhes da Suíte Grumari da Maison VG.

Maison VG

Atenção para os livros, as cores, as almofadas, as luminárias…

Maison VG

Olha essa geladeira vintage vermelha!! Olha esse ventilador estiloso!

Maison VG

Olha essa máquina de escrever também… O mais legal por aqui é que apesar de ter itens tão diferentes entre si, o conjunto deles é equilibrados e de muito bom gosto.

O restaurante

É impossível falar da Maison e não falar do seu restaurante. Uma bela sala com decoração clássica, uma gostosa lareira, luz de velas, quadros com fotos e uma mesa cuidadosamente posta formam o cenário do nosso romântico jantar. Em seguida somos recebidos pelo Chef e entendemos que a cozinha certamente é o coração dessa pousada, tem muita paixão envolvida nesse lugar.

 Maison VG

 

Maison VG

Um pouco de história do estrelado Chef

O chef holândes Jos Boomgaardt  é um apaixonado pelo que faz e apesar de seus mais de 40 anos de experiência, ele cozinha com o mesmo amor, cuidado com o cliente e simpatia de um jovem que está começando a trilhar esse caminho… acredito que essa é a grande diferença por aqui.

Maison VG
Chef Jos e sua eficiente equipe

A cozinha de Jos carrega uma assinatura única, com fusão de aromas e sabores das culinárias Tailandesa, francesa e holandesa. Através da sua gastronomia o Chef conta pra gente um pouco da sua história tão singular.

O experiente Chef (admirador de Paul Bocuse, Michel Guerard e Gastón Acurio) já comandou os premiados restaurantes Les Quatre SaisonsDe Beukenhof, ambos na Holanda com estrela do Guia MichelinApesar do sucesso de seus restaurantes, o incansável chef  deixou os restaurantes e foi para Ásia em busca de inspiração, na volta abriu em Amsterdam um outro fenômeno o Restaurante Yam “Fusion Cuisine”.

Anos de sucesso depois ele veio para o Brasil aonde montou um hotel conceito o Vivenda Les 4 Saisons, no Vale do Café, recomendado pelo Guia Condé Nast. Depois disso finalmente veio abrilhantar o Rio de Janeiro e Vargem Grande com o Maison VG.

Acho que com essa explicação dá pra gente entender porque eu fiquei tão apaixonada por esse lugar. Amor, perfeccionismo e cuidado com os detalhes são as palavras de honra por aqui.

 

O Menu da Maison VG

O restaurante da casa funciona da seguinte forma, ou você escolhe um dos dois menus fechados do Chef que incluem entrada, prato principal e sobremesa, ou você escolhe um prato a La carte.

Eu sempre que vou a um lugar como o Maison prefiro ser surpreendida pelo Chef, e agora depois de conhecer o currículo dele, eu recomendo veementemente que você não tenha dúvida e escolha o menu fechado.

O nosso jantar incluiu um couvert com torradinhas feitas pelo chef,  salada com patê de javali e figado de pato, um robalo de comer rezando e para sobremesa um super Créme brullé. Como não poderia ser diferente, tudo absolutamente irretocável.

Maison VG
As deliciosas torradas do Chef, fizeram tanto sucesso que pedimos BIS dessa maravilha.

 

Maison VG
A saladinha com Patê do Chef com Serrano e cebolinhas de Madagascar
Maison VG
Nosso delicioso Créme brullé.

O jantar da Maison é uma experiência gastronômica que indico para vocês conhecerem. Seja como hóspede ou não, embora eu ache que não dá para perder a oportunidade de acordar nesse lugar especial ao som do silêncio.

 

Grand Finale: o café da Manhã

Acordar nesse lugar é realmente um capítulo a parte. Uma brisa fresca no ar, serenata de passarinhos e um ar puro delicioso fazem a gente dormir maravilhosamente bem e acordar feliz da vida por aqui.

Maison VG

O café da manhã é servido no charmoso jardim que é bem decorada e tem um clima super bacana. Na mesa bem posta, delicadeza e flores. O café todo preparado pelo chef, possui vários itens deliciosos, mas os destaques pra mim foram: as deliciosas rabanadas holandesas (Amo rabanada e essa estava uma coisa), as saborosas geleias, a omelete de queijo e ceboulete para comer gemendo como diz uma amiga querida…

Maison VG
As rabanadas holandesas

 

Maison VG
O delicioso omelete.

 

Resumo do final de semana

O lugar é realmente muito especial seja enquanto pousada ou restaurante.  A equipe do Maison tem uma preocupação em te fazer feliz nesse pequeno paraíso e faz isso muito bem.

Não perca a oportunidade de fugir da rotina e aproveitar o sossego e o agradável clima dessa região (principalmente agora que começam as altas temperaturas) e sua excelente gastronomia… Garanto que você vai voltar pra casa muito mais feliz.

Maison VG

Nossa despedida dessa casa linda e dessa equipe tão querida que fez a gente se sentir na nossa casa.

Dica da Paty: lembre-se que a pousada só tem três suítes, ou seja, faça reserva com antecedência!

Maison VG Bistrô e Suítes

Estrada do Sacarrão, 867, casa 3, Vargem Grande.

Tel.: (21) 3228 9074 / 994 922 712

Horários de funcionamento bistrô:

De segunda a sexta, reservar com 24 horas de antecedência

Sábados, almoço de 13h30m às 17h e jantar de 19h30m às 23h30m.

Domingos  e feriados almoço de 13h30m às 17h.

Horários de funcionamento suítes: diariamente, 24 horas, mediante reserva.

Um comentário em “Maison VG: Charme e boa gastronomia em Vargem Grande

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *