Pici Trattoria: Italiano novo em Ipanema
A Pici Trattoria já estava na minha lista fazia muito tempo quando fui conhece-la no mês de maio de 2017, nessa época a casa já tinha quase um ano na cidade e já era super famosa por todas as redes sociais. O italiano fica localizado na Barrão da Torre na frente da Praça Nossa Senhora da Paz, uma região badalada de Ipanema que virou point nos últimos tempos. O lugar fez fama pela cidade e virou, merecidamente, um dos italianos queridinho dos cariocas.
O lugar tem uma proposta de restaurante italiano descolado com ótimos drinks e boas massas artesanais com excelente relação custo x benefício.
A Trattoria
A minha primeira dica é: ou vá de segunda a quinta e faça reserva, ou vá cedo na sexta feira; pois as 20h a casa já tinha uma espera de 45 minutos que só aumentou durante o tempo que ficamos por lá.
Não que a fila seja um problema, pois do lado de fora sentado nos banquinhos rola um clima bem agradável com gente bonita batendo papo, garçons servindo ótimos drinks e deliciosas entradinhas que tornam essa longa espera parte do programa.
Os drinks Sophia Loren (vodka, purê de morango e manjericão, limão siciliano e maçã, xarope de limão e água tônica), Dolci far Niente (Bourbon, limão, suco de cranberry, xarope de marcujá e bitter angustura) e o bom e velho Mojito, estavam ótimos e bem apresentados e fizeram a gente nem perceber o tempo passar durante a espera na agradável noite de outono.
A casa tem fachada de vidro (o que é muito legal pois além de deixar a luz entrar permite a gente acompanhar o movimento da praça e da casa quando estamos na fila); decoração leve(quadros, parede de cimento queimado, plantas penduradas); serviço atencioso desde a hostess até os simpáticos garçons, trilha sonora baixa e agradável e carta de vinhos e drinks boa com preço correto e não cobra taxa de rolha o que é excelente para os amantes de vinho!
Bom, mas vamos a grande estrela da Pici Trattoria, a comida!
As entradas
Foi difícil escolher nossos pratos pois o cardápio estava cheio de ótimas opções, mas como estávamos em uma mesa com quatro pessoas pudemos provar um pouco de tudo e valeu muito a pena!
Para começar pedimos a carne cruda (steak tartare com azeite trufado) e o presunto de parma com búfala crocante, ambos muito saborosos.
As massas
Para os pratos principais pedimos o Picci com massa fresca feita na casa ao molho de linguiça, shitake e alecrim que estava delicioso e me lembrou muito uma massa que comia em um restaurante conhecido em São Paulo – o La Pasta Gialla – e que amava.
O Rigatoni a llamatriciana também estava muito bom e o Polvo com purê de baroa e cebola caramelizado estava perfeito na textura e temperos, o único problema foi que os acompanhamentos vieram frios embora o polvo estivesse na temperatura adequada, mas o prato estava tão bom que esse detalhe não comprometeu.
Nosso Lindo polvo.
As sobremesas
Depois de todas essas maravilhas, pensamos em não pedir a sobremesa, mas foi impossível depois de ver a descrição do sonho, da rabanada e do tiramissu da casa. E foi nessa hora que se eu pensava que a noite tinha sido perfeita, descobri que ela poderia ficar ainda melhor!
Quem me conhece sabe que eu amo sobremesas e que como em quase todos os lugares, e posso afirmar que nunca comi um sonho tão perfeito quanto o do Pici.
A perfeição dessa sobremesa começa pela apresentação, um lindo sonho servido em um prato estiloso em um leite de creme inglês que quase tornava o doce uma obra de arte.
Sobre o doce: imagina aquele sonho com a massa assada e leve, um doce de leite doce na medida e o creme inglês complementando esse grande encontro… o resultado disso é um sonho absolutamente perfeito!
O Tiramissu é outra maravilha, com uma massa muito fina e crocante, um creme que mais parecia uma espuma de tão suave e com uma perfeita harmonia entre as texturas e sabores do doce que encantou a todos na mesa. Definitivamente as sobremesas roubaram a cena nesse jantar delicioso.
Resumindo esse papo todo, não deixe de conhecer o Pici Trattoria!
Seja pela comida, seja pelo agradável lugar ou pelos drinks mas principalmente que seja pelas sobremesas!
Um brinde a essa casa deliciosa com um bom vinho da sua adega e sem taxa de rolha!
Lá foi a Paty e voltou várias vezes….