Grandes vinhos brasileiros – Lídio Carraro

Grandes vinhos brasileiros! E aí, alguém mais desavisado pergunta, isso existe?

Felizmente existe e esse Tannat que abrimos no meu último aniversário em Itaipava faz parte desse seleto time.

Vinho estruturado e expressivo com potência de aromas. Na boca frutas negras, ameixa, cacau, café e no paladar harmonia e força. É daqueles vinhos que precisam de decanter para mostrar toda sua suculência e que tem história pra contar. Como eu sempre digo “vinho de comer”.

Nos dias de hoje, existem alguns vinhos nessa categoria de Grandes vinhos Brasileiros! Nos últimos anos, nossos vinhos tem recebido vários prêmios em Concursos Importantes do Mundo inteiro, e dentre as vinícolas que vem produzindo parte desses vinhos excepcionais certamente está a Lidio Carraro.

Grandes vinhos brasileiros - Lídio Carraro

Grandes vinhos brasileiros: Lídio Carraro

A Lidio Carraro é uma vinícola boutique (rótulos com produção menor, porém qualidade muito maior e por consequência preço mais elevados) da Serra Gaúcha que apesar do pouco tempo de vida, tem elaborado na última década excelentes e premiados vinhos.

Uma das coisas que me fascina nessa vinícola é seu Conceito Purista, onde se consegue elaborar vinhos com aroma e corpo com o mínimo de interferência no processo natural e o máximo de respeito à uva e o seu Terroir de origem.

A vinícola desenvolve um estudo detalhado sobre as suas castas e o seu solo com o objetivo de identificar os diferentes tipos de solo e cultivar neles as uvas que melhor se desenvolvem ali e dessa forma retirar daquele Terroir (a combinação do solo com o seu microclima) o melhor resultado possível. Essa preocupação com cada detalhe do processo de elaboração é o grande responsável pelos seus vinhos ímpares, ricos em complexidade, estrutura e equilíbrio.

Os grandes vinhos da Linha Grand Vindima

Dentre os seus rótulos, a Lidio Carraro tem uma linha especial chamada Grande Vindima. Essa linha excepcional é inspirada na paixão pelo vinho e na trajetória da família e é composta por três rótulos: Merlot, Tannat e o Quorum (um blend lindo: Merlot / Cabernet Sauvignon / Cabernet Franc / Tannat). Já tomei os três algumas vezes e nunca chegamos à conclusão de qual é o melhor deles. Só posso garantir que é poesia engarrafada!

Apesar do Tannat ser uma uva emblemática do Uruguai, essas uvas estão se desenvolvendo exepcionalmente na região da Encruzilhada do Sul – Serra do Sudeste Gaúcho. Tanto é que em algumas degustações às cegas o G. V. Tannat da Lidio foi eleito o melhor vinho, mesmo frente aos melhores rótulos uruguaios.

O Tannat é um dos queridinhos da Lidio Carraro e uma característica interessante dele é o uso de uma parcela específica com uvas em estágio de pós-maturação, o que permite a uva adquirir algumas características que trazem o caráter único para esse rótulo. Vale experimentar!

Minha experiência com a Lídio Carraro

Meu primeiro contato com essa vinícola aconteceu em 2015 em uma viagem para Bento Gonçalves. Lembro de chegarmos naquele lindo jardim na frente da casa e começar a degustação com a presença do Próprio Lídio Carraro contando sua história.

Posso dizer que é impossível passar por essa aula do Sr Lídio Cararo e sair a mesma. A história dele fala de paixão pelo que se faz, empreendedorismo, determinação e persistência.

Grandes vinhos Brasileiros: Lidio Carraro

Foi depois de ouvir sua história e da vinícola, ver o amor que ele tem por aqueles vinhos e degustar seus rótulos, que meu amor e respeito por essas garrafas ganhou uma proporção muito maior. Apesar de ter começado no mundo dos vinhos em 2008 na Abs e ter feito outros cursos e degustações de lá pra cá, posso garantir que minha visita a Mendoza em 2013 e essa tarde de outono na Lidio Carraro foram os grandes responsáveis por me fazer admirar o conteúdo de uma garrafa e a história que ela conta.

E talvez por isso eu não curta vinho básico, acho que eles não têm muita paixão envolvida na sua elaboração, não tem história e por isso o resultado engarrafado normalmente é um vinho sem caráter e pouco expressivo. Diferente dos vinhos dessa vinícola que enchem de orgulho o nosso país.

 

Lá vai a Paty cada dia mais apaixonada pelos vinhos da Lidio Carraro.

 

Se você também se encantou pela Lídio Carraro e quiser comprar o vinho deles, é so entrar em contato com a querida Ivone pelo email: boutique2@lidiocarraro.com, e ela te manda a lista de rótulos, preços e frete. E rapidinho chega essa caixa mágica cheia de felicidade na sua casa.

11 Comentários

  1. Que legal sua historia em relação à paixão pelo vinho. Confesso que acho bem difícil saber avaliar um vinho com tantos detalhes e não tenho esse grau de refinamento. Ainda engatinhando nisso.

    • Paty - 9 meses ago

      Márcia tenho muita paixão por vinho… Acho que tem uma história linda dentro da garrafa. Fiz alguns cursos e experimento vários vinhos… Mas ainda tenho muito que aprender.
      Mas o Lídio Carraro certamente me inspirou muito nessa paixão… Vale conhecer!
      Bjo

  2. Diego Arena - 9 meses ago

    Muito legal sua história com essa vinicola. A unica vez que visitei uma foi no Chile, em Concha y toro e adorei. Mas depois dela não tive a oportunidade de visitar outras. Bom saber dessa dica, quem sabe um dia eu não visite tbm?

    • Paty - 9 meses ago

      Oi Diego, sou muito fã de vinho e sempre adoro conhecer vinícolas… Essa foi especial! Minha paixão por vinhos aumentou depois de conhecer o Lídio Carraro isso só aumentou…

  3. Dhebora - 9 meses ago

    Confesso que uma vez provei um vinho deles e me apaixonei também. Por acaso era um Tannat rs. Eu nem conhecia a vinícola e desde então se tornou presente aqui e em casa. Aqui no Brasil temos excelentes vinhos, eu sou acho que esse mercado ainda não é explorado 100%.

    • Paty - 9 meses ago

      O Tannat deles é o cara! Já ganhou prêmio em cima de vários Tannat uruguaio… Um super presente mesmo! 🙂
      Sou fã dessa vinícola.

  4. Aline Aguiar - 9 meses ago

    Amei o post!!! Adoro as viagens que envolvem vinho!! Sempre que posso faço alguma vinícula.

  5. Leo Vidal - 9 meses ago

    Queria programar uma viagem só para explorar as diversas vinícolas brasileiras. Fazemos tanto isso quando viajamos para fora, que acabamos não dando valor ao nosso produto. Já anotei essa na lista.

    • Paty - 9 meses ago

      Eu acho que é um super programa fazer isso! Vale muito conhecer as vinícolas e experimentar rótulos novos… Amo isso.

  6. Gostei, nao conhecia essa vinícola. Fico muito feliz quando conheço vinhos brasileiros bons. Vou procurar para experimentar!

    • Paty - 9 meses ago

      Michelle experimenta sim! Os vinhos são excelentes e enchem de orgulho o Brasil. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *