O que fazer em Araras na Serra Fluminense?

A serra fluminense é um convite ao “dolce far niente”,  afinal a região cercada de montanhas tem temperaturas abaixo da média, pousadas cheia de charme e ótimas opções gastronômicas. Mas a região também é cenário de passeios de ecoturismo e aventuras para aqueles que querem aproveitar o final de semana com mais movimento, o que torna a região um excelente programa para todos os públicos. Nesse post você vai encontrar: O que fazer em Araras para todos os gostos.

O que fazer em Araras: Como Chegar?

A melhor forma para chegar a Araras saindo do Rio de janeiro é pela linha vermelha, logo depois do aeroporto pegar a saída para Petrópolis – BR040 e então seguir a BR-040 até o km 65. Para acessar a região vire no retorno 65 a esquerda na pista em direção a Juiz de Fora, esse retorno está localizado antes da primeira entrada de Itaipava. Araras está a 100 km do Rio e apenas uma hora de distância da cidade maravilhosa, a BR-040 é uma estrada excelente com um visual bacana da Serra em vários pontos, a estrada já faz parte do passeio.

Vale lembrar que a saída do Rio de Janeiro para serra nas sexta feiras ou véspera de feriados é super complicada, sugiro sair antes das 16h ou você vai gastar muito tempo até pegar a saída para Petrópolis e aí o programa vira uma furada.

 

 

Mas afinal, O que fazer em Araras em um final de semana?

Descansar e contemplar o visual

O clima agradável da região e suas ótimas pousadas cheias de conforto, tornam a serra um lugar perfeito para descansar e repor as energias. Aproveitar a sinfonia dos pássaros e contemplar o visual das montanhas deitado na rede ou sentar na frente da lareira com uma taça de vinho na mão e ler um livro, são boas opções para um final de semana preguiçoso.

Para ajudar nessa deliciosa tarefa, aqui temos uma lista com ótimas pousadas em Araras.

O que fazer em Araras

 

Aproveitar a gastronomia da região

Araras e o agradável Vale das videiras tem boas opções de restaurantes com charme e boa gastronomia. A região que engloba Itaipava, Araras e Corrêas já é reconhecida como Vale dos Gourmets graças a seus endereços estrelados que oferecem excelentes pratos das diversas cozinhas em um ambiente aconchegante.  Escolha um dos endereços da lista e faça um almoço longo regado a boas taças de vinhos e se permita o prazer da gula.

Lista de alguns bons restaurantes de Araras

Fazer boas compras

Araras, seja no seu centrinho ou no vale das videiras, oferece ótimas opções de antiquários, galerias de arte, lojinhas cheias de charme e produtos com muito bom gosto. Uma boa opção é dar uma caminhada nos atelies e galerias da região no sábado antes do almoço para fazer umas comprinhas ou apenas namorar as belas peças vendidas na região.

A2 Galeria de Arte: A galeria de arte localizada no vale das videiras, traz para região exposições de artistas plásticos e  renomados fotógrafos. Um excelente programa cultural para quem visita a Serra.

Estrada Almirante Paulo Meira 8.400, loja 5  

Brocante de Araras: O lugar, mistura de antiquário e brechó no centrinho de Araras, vende objetos usados de muito bom gosto. O acervo do Brocante oferece cerca de 5 mil itens, desde tapetes até prataria, incluindo peças raras desde o século XVIII em excelente estado. O lugar também tem um brechó que vende peças que usadas que são uma pechincha e um bistrô com pratos gostosos.

Estrada Bernardo Coutinho, 1877 – Centro Comercial Estação Araras

Berrante: A loja, localizada no vale das videiras, é endereço de lindas peças. A loja vende mobiliário de jardim que vai do rústico a peças vintage dos anos 50, vale conhecer o lugar!

Estrada Almirante Paulo Meira 8.400 loja 12 – Vale das Videiras

Fefafez: Esse lindo atelier, localizado no centrinho de Araras junto ao restaurante Alvorada, é ponto certo nas minhas visitas a região. O lugar repleto de lindas peças, tem no seu acervo produtos como: cerâmicas, almofadas, tapetes, colares.. tudo com extremo bom gosto e delicadeza. A peças ou são produzidas pela artesã e dona Fefa ou feitas em parceria com outros artesãos locais. Sugiro que você não perca a oportunidade de visitar esse lugar e prestigiar as peças de muito bom gosto vendidas por aqui.

Rua Bernardo Coutinho, 1655 – Araras – Petrópolis

O que fazer em Araras

Berrante

 

O que fazer em Araras

A2 Galeria de Arte

 

O que fazer em Araras

Fefafaz

 

O que fazer em Araras

Brocante de Araras

Conhecer alguns produtores de alimentos da região

Araras é celeiro de muitos endereços com foco na produção de alimentos orgânicos, segue uma lista de alguns endereços da região:

Arte em Conserva: Maravilhosas conservas de vegetais e frutas sem conservantes, vale experimentar todas!

Rua 5, lote 18 – Vale das Videiras

Sitio Solidão:  Laticínios, derivados de cabra vaca e ovelha,  feitos artesanalmente com muito sabor.

Delicatessen Sítio – Shopping do Vale, loja 9 – (24) 2225-3222 / R. Bernardo Coutinho nº 1717 – (24) 2225-8300

Feira de Orgânicos: Sábado de 09 as 14h

R. Bernardo Coutinho nº 1560, Araras

O que fazer em Araras

Sitio Solidão

Tomar banho de Cachoeira

Araras, dentre tantos programas em meio a sua natureza exuberante, tem duas cachoeiras. Confesso que apesar de visitar a região com alguma frequência desconhecia esse super programa e já coloquei as coordenadas de ambas no Gps para visitar em breve.

As duas cachoeiras estão localizadas no Vale das Videiras e para acessar elas basta seguir pelas curvas da bela estrada Bernardo Coutinho até o centrinho das Videiras.

A Cachoeira da Ponte Funda, também conhecida como Cachoeira do Vale das Videirasestá localizada em uma área de proteção ambiental e não tem cobrança de entrada mas também não oferece nenhuma infra-estrutura.

Já a segunda, a Cachoeira das Sete Quedas está localizada em propriedade particular, tem entrada paga de R$ 2,00 e tem um barzinho. Essa cachoeira tem 30 metros de altura, um poço natural e água menos fria que a anterior, talvez por isso atraia mais visitantes.

O que fazer em Araras

Ecoturismo e Aventura

A região de Araras, com sua geografia privilegiada, é um convite ao ecoturismo e passeios de bike pelas trilhas do seu vale. Se essa é sua praia, garanto que você vai se divertir por aqui.

O Galpão Caipira, no Vale das videiras é uma ótima parada para os amantes de aventura que frequentam a região. O lugar oferece excelente suporte com o aluguel de bicicletas, serviço de guia, vestiário, spa e pousada; tudo para facilitar a vida dos que visitam Araras em busca de boas trilhas.

O Galpão oferece guia para as várias trilhas com níveis de dificuldade diversos e caso você não se sinta preparado para fazer o passeio em uma mountain bike, ele também oferece o passeio com land rover para as trilhas e cachoeiras com o mesmo visual e muito menos esforço.. Confesso que essa alternativa é muito mais a minha cara 🙂

Vale dizer que o lugar também é uma mistura de empório, restaurante e café e tem várias delicinhas para você experimentar depois do passeio. Ele está na minha lista de boas opções gastronômicas de Araras.

Estrada Almirante Paula Meira, nº 8320 – Centrinho – Vale das Videiras 

O que fazer em Araras

Foto Galpão Caipira

 

Araras é uma delicia de lugar, do ladinho do Rio de Janeiro, cheio de montanhas e muita tranquilidade. Aproveite um final de semana e vá conhecer e recarregar suas baterias por lá, a região tem muita coisa bacana pra fazer e garanto que você vai se divertir e voltar zerado!

 

Boas pousadas em Araras

Bons restaurantes em Araras

10 Comentários

  1. Jair Prandi - 12 meses ago

    Estes destino de Serra sempre nos proporcionam bons momentos e belas paisagens. Acho muito lina estas serras do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

  2. Carla Mota - 12 meses ago

    Mais uma serrinha no Brasil para eu conhecer! Começo a ficar sem tempo para visitar tudo o que quero. 😀

  3. Nadine - 12 meses ago

    Ótima dica de destino. Adoro essas cidades serranas! O charme e clima são super românticos e convidativos!

  4. Que delícia de lugar. Tudo muito aconchegante nessa região, boa gastronomia, pousadas confortáveis, cachoeira e até compras. Dá pra fazer tudo, ou não fazer nada e simplesmente relaxar. Ótimas dicas.

  5. Juliana Moreti - 12 meses ago

    Muito bom teu roteiro… Nao conhecia Araras!
    Tenho muita vontade de conhecer essa região… Natureza e gastronomia…. duas coisas que adoro!
    😉

  6. Camila Lisbôa - 12 meses ago

    Nunca tinha ouvido falar, mas se tem cachoeira já é comigo! Além de ter vários lugares bem bonitinhos, né? Adorei a dica!

  7. Aline Aguiar - 12 meses ago

    Ótimas dicas!!! Adorei a menção do sítio Solidão que é de um primo meu e, na minha opinião, produzem os melhores queijos do país!!!

  8. Pedro Henriques - 12 meses ago

    Nunca tinha ouvido falar desta região da Serra Fluminense, mas posso dizer que fiquei curioso. Adorei a primeira foto, está fantástica. A foto da cachoeira também está muito bonita. Os passeis de jipe devem ser altamente. Parabéns.

  9. Tati Sisti - 12 meses ago

    Mais um cantinho que parece delicioso entrando pra minha lista de lugares que preciso conhecer agora 🙂 Adorei o post! Beijos

  10. Temos uma Araras em SP, mas não sabia que o RJ também tinha. Gostei muito das dicas e foi um lembrete de que preciso conhecer a região serrana do Rio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *