Oia Cozinha Mediterrânea

Oia: O grego que chegou trazendo frescor para o RJ

O Rio de Janeiro ganhou no final do ano uma lista de bons restaurante, para felicidade da nossa cidade que andava carente de boas notícias, um deles é o Oia Cozinha Mediterrânea: O restaurante Grego que chegou trazendo de volta essa maravilhosa culinária para o Rio.

Localizado no coração de Ipanema, na praça Nossa Senhora da Paz que no último ano virou palco de ótimas opções gastronômicas, o Oiá chegou trazendo frescor e sabores mediterrâneos para cidade. A casa, do mesmo grupo  dos queridinhos Picci e Brasserie Mimolete (conhecidos e reconhecidos pela ótima comida a preços justos) também está sobre a batuta do jovem e brilhante Chef Elia Schramm, que com muito fôlego e inventividade de quem passeia com leveza por diferentes cozinhas, vem fazendo maravilhas nos restaurantes do grupo.

Visitei a casa algumas vezes em dezembro e janeiro e virei fã! Não só do seu cardápio que mescla clássicos da culinária grega com pratos mediterrâneos leves e cheios de sabor, como também da sua decoração clara com um gostoso Clima de Grécia. O cuidado com esses detalhes explica as longas filas na porta e a fama ganha pela casa em tão pouco tempo de estrada. Vida longa ao Oia!

 

 

Chegar ao  Oiá é viajar até a Grécia com as suas Ilhas de cores brancas e azuis… muito charme, detalhes e flores tornam o ambiente um capítulo a parte nessa casa. Cores claras, música ambiente agradável, drinks bem apresentados e um serviço super delicado tornam a visita a casa uma agradável programa.

Oia Cozinha Mediterrânea

Oia Cozinha Mediterrânea

As entradinhas do Oia

Para começar, não deixe de dar um passadinha no estiloso Bar do Oia e tomar um dos drinks da casa!

Como sou apaixonada pelo Moscow Mule, não tive dúvidas no meu pedido. O que foi uma excelente ideia pois o do Oiá vem com um chantilly que harmoniza perfeitamente com os temperos do drink.

Para beliscar, várias entradas frescas e deliciosas. Sugiro começar impreterivelmente pelo clássico Pão Pitta com Tzatzki da casa: fresco, leve, com temperos que preenchem a boca… não consigo resistir a essa maravilha!

Oia

Para quem gosta de frutos do mar, algumas entradinhas da casa são felicidade certa! Camarões marinados, lâminas de peixe branco com leite de tigre, salmão com laranja e gengibre desfilam frescor e uma pegada mediterrânea pelo cardápio.

Como uma apaixonada por lula, não perco as lulas empanadas com aioli do Oiá.. sequinhas e com um aioli que sempre me dá vontade de pedir outro.

Oia Lula empanada

Escolher o prato principal no Oia é sempre uma dificuldade, o que torna a volta a casa quase que obrigatória. O lugar tem tantas boas opções que a gente fica com muitas dúvidas na hora da escolha.

Oia e seus pratos da Terra e do Mar

Na minha primeira visita ao Oia, não tive dúvida e fui para parte “Da terra” e escolhi um prato bem grego: a Moussaka da Casa (berinjela, ragu de carne, bechamel e batata palha). Se você gosta de comida grega, não deixe de experimentar essa maravilha… uma delícia que a gente come rezando.

Oia Moussaka

Para quem gosta de uma comida mais fresca e leve, a casa tem várias opções com  essa pegada. Uma das vezes fui com uma amiga que pediu o Gyro de Frango que acompanhava uma saladinha fresca e temperada (tomate, abobrinha, cebola roxa), e de quebra vinha com aquele Tzatziki que eu acho ma- ra – vi – lho – so… embora eu tenha olhado meio atravessado para o prato no  dia, devo confessar que estava ótimo e é uma ótima pedida light.

Oia Gyro de Frango

Diretamente da parte “do Mar”, para aqueles que gostam da parte mediterrânea da casa, o polvo com purê de grão de bico do Oia está entre os destaques! Confesso que ele não foi para minha lista de favoritos, mas nem poderia, já que não curto grão de bico 🙁

Para minha próxima visita, já tenho prato certo: o camarão na brasa com arroz cremoso de limão siciliano… fiquei com água na boca ao ver ele passar na última vez!

Mas não tenha dúvidas que qualquer uma das opções dos pratos da casa será deliciosa. Os temperos e frescor dos pratos são um presente para o paladar… uma explosão de sabores que tornam a refeição nesse grego um excelente programa!

Mas vamos aquela parte que eu amo: os doces!!!

As sobremesas do Oia

O cardápio tem boas opções de sobremesa para todos os gostos, desde os mais gulosos aos mais lights. Na minha opinião taurina que ama comer bem, o Lava Cake é imperdível!

Um bolo de chocolate super molhado, com aquela calda cremosa de nutella, sorvete de baunilha bourbon e uma farofa dos Deuses que fazia um crock que deixava a combinação perfeita!!! Vale cada caloria!!!

Mas para quem preferir algo que pese menos na consciência e na balaça, a casa também tem boas opções. Seja o Helena (sorvete de iogurte com mel e nozes carameladas), ou o diet (profiteroles com creme de iogurte e coulins de frutas vermelhas) podem fazer felicidade sem deixar culpa.

Em uma das nossas visitas, a sobremesa do dia era um creme de iogurte com abacaxi que estava saboroso e fez feliz a amiga light da mesa.

A casa tem uma opção super bacana e econômica (embora os preços por aqui sejam super atrativos): O menu do dia composto por entrada do dia, prato do dia e sobremesa do dia a R$ 42,00. Boa gastronomia aliada a bom preço no Rio de Janeiro é uma raridade e as casas do grupo trazem esse conceito e talvez por isso façam tanto sucesso por aqui!

 

Resumo da Experiência

Ir a Ipanema visitar esse grego cheio de charme e bossa virou um programa obrigatório para cariocas e turistas. Boa comida, serviço atencioso, um clima grego super gostoso e muitos sabores tornam o programa perfeito. Vale repetir muitas vezes para poder provar todo o cardápio!

Um brinde a esse grego que chegou trazendo frescor e alegria aos cariocas!!!

Oia brinde

 

Oia Cozinha Mediterrânea

Endereço: Rua Barão da Tore, 340 – Ipanema – RJ – Telefone: (21) 3201-6529

1 comentário

  1. Gi Ramalho - 9 meses ago

    Hummm… curti!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *